Leia a nota da MESA de Articulação de Associações Nacionais, Plataformas e Redes Regionais de ONGs da América Latina e Caribe, publicada no dia 12 de dezembro. Abaixo a versão em português e espanhol.

Solidariedade ao CENIDH

O Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe – CEAAL e a MESA de Articulação de Associações Nacionais, Plataformas e Redes Regionais de OSCs da América Latina e Caribe solidarizam-se com o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH), organização que no dia de hoje teve cancelada arbitrariamente sua pessoa jurídica.

As organizações abaixo assinadas reconhecem o valioso trabalho realizado pelo CENIDH na defesa dos direitos humanos dos nicaraguenses e lamentam a decisão tomada pelo governo da Nicarágua, em detrimento da democracia, da liberdade de expressão e do Estado de direito naquela nação.

Consideramos que o diálogo segue sendo necessário como saída pacífica para a crise sócio-política que a Nicarágua enfrenta, enquanto represálias contra as organizações da sociedade civil agudizam o conflito atual e continua (mantém) com a violência institucional.

Como redes e movimentos latino-americanos e do Caribe nos solidarizamos com o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos e ratificamos nosso compromisso de seguir avançando em direção a uma sociedade justa, livre e igualitária.

Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe – CEAAL

————————————————————————————————————-

Solidaridad con el CENIDH

El Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe – CEAAL y la MESA de Articulación de Asociaciones Nacionales, Plataformas y Redes Regionales de ONGs de América Latina y el Caribe, nos solidarizamos con el Centro Nicaragüense de Derechos Humanos (CENIDH), organización que el día hoy le cancelaron arbitrariamente su personería jurídica.

Las organizaciones abajo firmantes reconocemos la valiosa labor que ha realizado el CENIDH en defensa de los derechos humanos de los nicaragüenses y lamenta la decisión tomada por el gobierno de Nicaragua, en detrimento de la democracia, la libertad de expresión y el estado de derecho en esta nación.

Consideramos que el diálogo sigue siendo necesario como salida pacífica a la crisis sociopolítica que enfrenta Nicaragua, mientras que las represalias en contra de las organizaciones de la sociedad civil agudizan el conflicto actual y se continúa con la violencia institucional.

Como redes y movimientos latinoamericanos y del caribe nos solidarizamos con el Centro Nicaragüense de Derechos Humanos y ratificamos nuestro compromiso de seguir avanzando por una sociedad justa, libre e igualitaria.

Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe – CEAAL