ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

54906/10/2016

COLUNA | De Olho na Abong


Conheça a seguir as agendas de atuação da Abong no mês de setembro.


 

Sustentabilidade é ponto chave na agenda das OSCs


A Abong participou do IV Encontro Nacional das Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as OSCs, que aconteceu em Brasília (DF), de 29 a 31 de agosto. O evento reuniu dezenas de organizações de vários Estados do País, para discutir os próximos passos da Plataforma num contexto político que ameaça direitos conquistados. Saiba mais aqui.


 

Abong reúne associadas e debate atuação internacional


No dia 29 de agosto, representantes de organizações associadas à Abong que possuem atuação internacional se reuniram na sede do Inesc, em Brasília, para trocar experiências, socializar a avaliação sobre o atual cenário e refletir sobre o papel da Associação. O principal objetivo foi definir os espaços estratégicos a serem ocupados pela Abong e identificar pontos comuns de incidência, de forma a alinhar a atuação internacional da Associação. Saiba mais aqui.

 

Abong-Sul discute estratégias de resistência em conjuntura de ataque a direitos


A Abong-Sul realizou, no final de agosto, o VI Encontro Sulbrasileiro de Organizações e Movimentos Sociais. Sob o lema "Organizar a Resistência e a Defesa de Direitos", o evento teve como objetivo discutir temas como a resistência democrática contra o golpe midiático-jurídico-parlamentar em curso, refletir sobre os legados das conquistas dos movimentos sociais e populares destes últimos anos, apontar para a necessidade de uma reflexão autocrítica sobre as práticas tanto dos governos, quanto dos partidos populares e movimentos sociais e analisar o novo quadro de sustentabilidade das organizações e projetos sociais frente à Lei do Marco Regulatório de acesso a recursos públicos, Lei 13019/2014, e a nova postura da Cooperação Internacional. Saiba mais aqui.


Reuniões da Abong com o FIP estreitam laços


No dia 08/09, aconteceu a reunião do Comitê do Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs (FIP) sobre incidência e comunicação. No dia 09/09, o Conselho do FIP se reuniu para preparação de seu encontro presencial previsto para novembro. Ambos os eventos foram virtuais e contaram com a participação de Iara Pietricovsky, membro da Direção Executiva da Abong; e Maíra Vannuchi, integrante da Coordenação Colegiada da Abong. As duas ocasiões estreitaram laços, concretizando a entrada de Iara para o Conselho do FIP.


 

Abong-PE discute conjuntura atual do País em reunião com associadas


Na sede da ONG Gestos, no dia 08/09, aconteceu a reunião da Abong-PE. Emanuela Marinho de Castro, membro da Direção Estadual da Abong no Estado, participou do encontro. O grande destaque da reunião foi a conversa sobre a conjuntura atual brasileira, principalmente pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.


Coletivo Baiano do FSM prepara seminário de balanço do FSM 2016


O Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial (FSM) realizou reuniões nos dias 14 e 20 de setembro, em Salvador (BA), a fim de organizar um seminário de devolutiva do FSM 2016. A atividade está prevista para acontecer no dia 18 de outubro, na Universidade Federal da Bahia. Os encontros contaram com a participação de representantes dos movimentos negro, de mulheres, ambientalista, de pessoas com deficiência, professores/as, da economia solidária, entre outros.


 

Reunião do GT 2030 traça estratégias para sociedade civil na Agenda de Desenvolvimento


Nos dias 13 e 14/09, aconteceu a reunião do GT 2030, em Brasília (DF). O encontro contou com a participação de Alessandra Nilo, membro da Direção Estadual da Abong em Pernambuco; e Maíra Vannuchi, membro da Coordenação Colegiada da Abong. A reunião discutiu e traçou estratégias de intervenção da sociedade civil na agenda de desenvolvimento 2030, da ONU. Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e diálogo com Agências ONU, bem como a Comissão de Estatística da ONU foram alguns dos temas abordados.

 

Coletivo Brasileiro do FSM se reúne em São Paulo


Aconteceu, no dia 13/09, reunião do grupo de facilitação do Coletivo Brasileiro do FSM, em São Paulo (SP). Damien Hazard, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia; e Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong, participaram da ocasião. Além da Abong, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Instituto Paulo Freire (IPF) e a União Brasileira de Mulheres (UBM) estavam presentes. Foi feita uma avaliação do FSM 2016 e da dinâmica brasileira em torno do evento. Também foi marcado um encontro com os/as membros brasileiros do CI (Conselho Internacional do FSM) para unificar esforços e tomar decisões em relação à próxima reunião em Porto Alegre (RS), que acontecerá em janeiro de 2017.


Colegiado da Abong Bahia se reúne em Salvador

Realizada no dia 19 de setembro, em Salvador (BA), reunião do Colegiado da Abong-BA contou com as presenças de Damien Hazard e Eliana Rolemberg, membros da Direção Estadual da Abong no Estado; e membros de outras organizações associadas à Abong na Bahia integrantes do Colegiado. A pauta do encontro contemplou a) revisão do Planejamento construído durante encontro de associadas à Abong no Estado; b) discussão sobre projeto de sustentabilidade da Abong Bahia e Sergipe; c) reunião do Conselho Diretor a ser realizada em Salvador nos dias 29 e 30/11 e 01/12; e d) outros informes.


Abong-RJ reúne representantes de associadas no Estado

A Direção Estadual da Abong no RJ realizou encontro com representantes de organizações associadas no Estado no dia 20 de setembro. O encontro oportunizou avaliação da atuação da Abong-RJ nos últimos seis meses (março a agosto) e planejamento da atuação no próximo período.


Plataforma MROSC Bahia se reúne em Salvador

No dia 23 de setembro, aconteceu a reunião da Plataforma MROSC Bahia, em Salvador (BA). Eliana Rolemberg, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia; e outros membros do Colegiado Abong BA estiveram presentes na ocasião. Participaram cerca de 20 pessoas. O objetivo do encontro foi atualizar informes sobre o decreto de regulamentação, a construção do CONFOCO e eventos de capacitação programados para Salvador e interior; discutir pontos cruciais levantados pelas OSCs da Bahia que não foram contemplados pela minuta do Decreto de Regulamentação Estadual da Lei 13.019/2015 e dar os encaminhamentos devidos; bem como debater sobre o projeto PROEXT Ponto MROSC (Universidade Federal da Bahia – Escola de Administração).


Abong participa de Seminário Cidadania 2.0 em Belo Horizonte

Sob o tema "Sustentabilidade, Juventude e Terceiro Setor", o Seminário Cidadania 2.0 aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro. O evento foi organizado pela ONG Contato - Centro de Referência da Juventude. Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong, participou do segundo dia do evento, cujo tema foi o MROSC. Mauri contribuiu com uma apresentação geral da trajetória da Abong nesta luta, iniciando com a Plataforma, a trajetória anterior à Lei 13.019, as mudanças na legislação e o atual momento de sua regulamentação.


Abong marca presença em encontro preparatório da sociedade civil sobre a COP 22 no Marrocos

Nos dias 23 e 24 de setembro, aconteceu o encontro preparatório da sociedade civil sobre a COP 22, em Casablanca, no Marrocos. Sob o título “Desafios e perspectivas da COP 22”, o evento foi organizado pela Coalizão Marroquina para Justiça Climática e reuniu 245 pessoas, incluindo 80 internacionais de 36 países, e teve como objetivo contribuir para o evento da sociedade civil, que ocorrerá de forma paralela à COP 22, no Marrocos, no final do evento oficial, entre 14 e 18 de novembro. Damien Hazard, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia, representou a entidade na ocasião. O comitê organizador do evento convida as organizações e inscreverem-se no site oficial da COP 22 (espaço verde). O encontro da sociedade civil, que terá a África como foco principal, pretende dar voz às vítimas das mudanças climáticas, desmentir as falsas soluções, propor alternativas e assegurar ainda um diálogo com a esfera das negociações intergovernamentais. Saiba mais aqui.


PPM reúne representantes de OSCs para oficina em São Paulo

 

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, aconteceu, em São Paulo (SP), atividade realizada pela Pão para o Mundo (PPM). Dando continuidade às atividades de informação e intercâmbio referentes às novas regras e formatos para projetos apoiados pela PPM e o uso da abordagem da “Orientação a Efeitos Direitos e Impacto” na gestão de projetos, a entidade organizou uma oficina regional sobre monitoramento dos projetos, buscando oportunizar um intercâmbio e uma reflexão entre as organizações parceiras da região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil sobre o referido tema. Participaram representantes de organizações da sociedade civil do campo de defesa de direitos no Brasil. Além da Abong, representada por Eleutéria Amora, membro da Direção Executiva da Abong; e Renata Pistelli, membro da Coordenação Colegiada da Abong, foram representadas também Abia, Ação Educativa, Capina, FIAN Brasil, Ibase, Inesc, PACS, Polis e SOF.

 

PALAVRAS-CHAVE

lerler
  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca