ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

55007/11/2016

COLUNA | De Olho na Abong

Conheça a seguir as agendas de atuação da Abong no mês de outubro.


 

PPM reúne representantes de OSCs para oficina em São Paulo

 

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, aconteceu, em São Paulo (SP), atividade realizada pela Pão para o Mundo (PPM). Dando continuidade às atividades de informação e intercâmbio referente às novas regras e formatos para projetos apoiados pela PPM e o uso da abordagem da “Orientação a Efeitos Direitos e Impacto” na gestão de projetos, a entidade organizou uma oficina regional sobre monitoramento dos projetos, buscando oportunizar um intercâmbio e uma reflexão entre os parceiros da região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil sobre o referido tema. Participaram representantes de organizações da sociedade civil do campo de defesa de direitos no Brasil. Além da Abong, representada por Eleutéria Amora, membro de sua Direção Executiva, e Renata Pistelli, membro da Coordenação Colegiada do Escritório Nacional da Associação, foram representadas também Abia, Ação Educativa, Capina, FIAN Brasil, Ibase, Inesc, PACS, Polis e SOF.

 

 

Colegiado Abong-BA se reúne em Salvador

 

No dia 05/10, Eliana Rolemberg e Damien Hazard, membros da Direção Estadual da Abong na Bahia, estiveram reunidos, em Salvador, com representantes de outras organizações integrantes do Colegiado Abong-BA: CECUP, CESE, CRIA, ELO e Vida Brasil. A pauta do encontro contemplou encaminhamento de decisões do encontro de associadas realizado em julho, do planejamento 2016-2017 revisado, bem como da preparação do seminário sobre Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que será realizado junto à reunião do Conselho Diretor da Abong agendada para novembro.

 

 

Composição do CONFOCO e Proposta ProExt são pautas da Reunião da Plataforma MROSC BA

 

Com o objetivo de definir os segmentos da sociedade civil apresentados à Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) para composição do CONFOCO (Conselho de Fomento e Colaboração), reuniram-se, no dia 07/10, Eliana Rolemberg e Damien Hazard, membros da Direção Estadual da Abong na Bahia, e representantes de outras 27 organizações, sendo parte associadas à Abong. A reunião ordinária da Plataforma MROSC BA aconteceu na sede da Vida Brasil, em Salvador (BA), e favoreceu também o detalhamento da proposta para o ProExt (Programa de Extensão Universitária), que será implementado em conjunto com a Universidade Federal da Bahia e o Governo Estadual para capacitação ainda em 2016.

 

 

Abong realiza reunião sobre MROSC com Governo do Estado do RJ

 

A regulamentação estadual da Lei 13.019/14, o chamado Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), foi pauta de discussão da reunião da Direção Executiva da Abong com o setor de Convênios do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu em 11/10. Além de Eleutéria Amora, membro da Direção Executiva da Abong, e Antonia Rodrigues, membro da Direção Estadual da Abong no Rio de Janeiro, participaram ainda representantes da Defensoria Pública, do Governo do Estado e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

 

 

Abong-PE reúne base associativa no Estado

 

A Direção da Abong em Pernambuco reuniu representantes de associadas no Estado no dia 11/10 a fim de dar seguimento à construção das ações locais. Gestos, Fase, Casa da Mulher do Nordeste, Instituto Papai, Centro das Mulheres do Cabo, Centro de Cultura Luiz Freire, Centro Sabiá e Mirim Brasil foram as organizações representadas na ocasião. A mobilização para o 2º seminário sobre MROSC e sobre a atuação da sociedade civil nos Conselhos de Direito de Pernambuco; a tramitação de acesso à emenda parlamentar que será usada para formação de conselheiros/as da sociedade civil; e a preparação de reunião sobre cooperação internacional no Brasil com possibilidade de levantamento de informações entre associadas à Abong e outras organizações foram pontos da pauta do encontro.


Reunião de representantes brasileiros/as do Conselho Internacional do FSM acontece em São Paulo

 

A reunião dos/as membros brasileiros/as do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, que ocorreu no dia 13/10, na sede da Abong, em São Paulo, tratou das principais questões e desafios enfrentados pelo processo internacional. Buscando construir convergências entre as organizações brasileiras para contribuição no processo internacional do Fórum, reuniram-se representantes da Ciranda, do Ibase, do Instituto Paulo Freire (IPF), da União Brasileira de Mulheres (UBM) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong, e Damien Hazard, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia, representaram a entidade na ocasião.

 

 

Abong-RJ reúne associadas no Estado

 

No dia 14/10, a Direção da Abong no RJ reuniu representantes de associadas no Estado.

 

 

Brasília recebe Curso de Gestão de Parcerias com OSCs

 

Entre os dias 17 e 20 de outubro, aconteceu, em Brasília (DF), o curso de Gestão de Parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A ideia da iniciativa foi formar multiplicadores/as de informações sobre a Lei 13.019/2014, o chamado Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Eleutéria Amora e Mauri Cruz, membros da Direção Executiva da Abong; e Antonia Rodrigues, membro da Direção Estadual da Abong no Rio de Janeiro, representaram a Abong na ocasião.

 

 

Seminário realiza devolutiva do FSM 2016 Montreal em Salvador

 

O seminário “Expressões e Impressões”, realizado em 18/10, no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), teve como objetivo retratar o Fórum Social Mundial (FSM) 2016, que aconteceu em Montreal, entre 9 e 14 de agosto. Além disso, o evento contribuiu para uma reflexão sobre os processos de convergência dos movimentos sociais em prol de uma agenda comum, um assunto bastante relevante na atual conjuntura brasileira, baiana e planetária. Organizado pelo Coletivo Baiano do FSM em parceria com o Programa de Estudos Aplicados em Administração Política (PROAP) e o Núcleo de Estudos Conjunturais em Administração (NEC) da UFBA, o seminário contou com a participação de representantes de diversas organizações da sociedade civil. Eliana Rolemberg e Damien Hazard, membros da Direção Estadual da Abong na Bahia, representaram a entidade.

 

 

Abong se reúne com Defensoria Pública do RJ para discutir regulamentação da Lei 13.019 no Estado

 

Eleutéria Amora, membro da Direção Executiva da Abong, se reuniu, no dia 21/10, com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi definir a agenda de trabalho sobre a regulamentação estadual da Lei 13.019/14, que passou a regular as parcerias entre organizações da sociedade civil e Estado.

 

 

Abong realiza encontro com associadas do Ceará

 

Nos dias 24 e 25 de outubro, ocorreu, na sede da Cáritas, em Fortaleza (CE), um encontro entre representantes de associadas à Abong e de outras organizações e movimentos sociais para analisar a conjuntura, considerando o cenário político atual e debater as perspectivas de sustentabilidade política e financeira das Organizações da Sociedade Civil (OSCS) e os impactos nos territórios e nas comunidades parceiras. O encontro também possibilitou a troca de informações sobre a Lei 13.019/14, que passou a regular as parcerias entre OSCs e Estado, e orientações para o processo de regulamentação estadual no Ceará, tendo como referência a Plataforma MROSC-BA. Eleutéria Amora, membro da Direção Executiva da Abong, e Eliana Rolemberg, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia, estiveram presentes na ocasião.

 

 

Seminário discute política de participação social em PE

 

A Abong-PE realizou, em Recife (PE), um seminário com o tema “Políticas de Participação Social”, na última sexta-feira (28/10). Associadas e não associadas à Abong se reuniram para dialogar a respeito da Lei 13.019 e também sobre a situação dos Conselhos Estaduais de Pernambuco. Eliana Rolemberg, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia, bem como Alessandra Nilo, Emanuela Castro e Sylvia Campos, membros da Direção Estadual da Abong em Pernambuco, representaram a Associação.

 

PALAVRAS-CHAVE

lerler
  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca