ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

55102/12/2016

COLUNA | De Olho na Abong

Conheça a seguir as agendas de atuação da Abong no mês de novembro.


 

Composição do CONFOCO na Bahia

 

A Abong-BA e várias de suas associadas reuniram-se em Salvador (BA), em 01/11, com a Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) do Governo do Estado para dar prosseguimento ao processo de composição do Conselho de Fomento e Colaboração (CONFOCO) estadual, previsto na Lei 13.019/14. A reunião oportunizou a escolha das representações da sociedade civil no CONFOCO. O Conselho foi composto por 20 membros titulares e igual número de suplentes, sendo 10 representantes do Poder Público e 10 da Sociedade Civil, nomeados pelo governador do Estado. Um dos 10 segmentos da sociedade civil é o de defesa de direitos. A Abong ficou com a titularidade, representada por Renato Cunha, do Gambá, e a CESE com a suplência, com Eliana Rolemberg.

 

No dia 07/11, o Colegiado Abong Bahia reuniu-se para definir encaminhamentos para a realização do encontro de associadas BA-SE, realizado no dia 28/11. Na ocasião, foi confirmado que o Programa de Extensão Universitária (ProExt) em pontos MROSC será lançado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, a reunião possibilitou o detalhamento de pautas para o seminário sobre o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que aconteceu no dia 29/11 durante encontro do Conselho Diretor da Abong, em Salvador (BA).

 

Plenária do Comitê de Apoio Local ao FSM em Porto Alegre

 

No dia 1º de novembro, Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong, representou a Associação na III Plenária do Comitê de Apoio Local de Porto Alegre (RS). A sessão ocorreu no auditório Clara Scott, na sede do Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP).

 

No dia 10 do mesmo mês, Mauri esteve presente na Plenária do Coletivo Gaúcho de organização do Fórum Social Temático (FST) 2017.

 

Curso MROSC em PoA

 

Em 04/11, Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong, ministrou aula sobre “Mobilização de Recursos” no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). No dia 11/11 foi a vez do tema “Elaboração de Projetos” e no dia 18, “Plano de Trabalho”. A iniciativa integra o curso de capacitação sobre o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), promovido pela ONG Parceiros Voluntários em parceria com a Abong e o TCE.

 

Assembleia Abong-SP

 

Na sede da Ação Educativa, no dia 04/11, em São Paulo (SP), a Abong-SP realizou um encontro entre representantes de associadas no Estado.


Reunião da representação brasileira do Conselho Internacional do FSM


Buscando construir convergências entre as organizações brasileiras para contribuição no processo internacional do Fórum Social Mundial, reuniram-se no dia 08/11 representantes da Ciranda, União Brasileira de Mulheres (UBM), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Flacso e Abong para tratar das principais questões e desafios enfrentados pelo processo internacional. Mauri Cruz, membro da Direção Executiva da Abong; e Maíra Vannuchi, membro da Coordenação Colegiada da Abong, representaram a entidade na ocasião. O grupo tratou também de contribuir para a construção do Fórum Social das Resistências, marcado para acontecer de 17 a 21 de janeiro de 2017, em Porto Alegre, e que abrigará a próxima reunião do Conselho Internacional do FSM. A reunião dos/as membros brasileiros/as do CI aconteceu na sede da Abong, em São Paulo.


Abong-PE participa de programa de rádio sobre Terceiro Setor


No dia 08/11, Alessandra Nilo, membro da Direção Estadual da Abong em Pernambuco, participou de programa com o radialista Aldo Vilela na CBN Recife. O programa teve duração de uma hora e abordou o tema Terceiro Setor, assim como alguns pontos do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).


COP 22

 

Do dia 08 a 18 de novembro, aconteceu em Maraquexe, no Marrocos, a 22ª conferência internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima (COP22). Damien Hazard, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia, participou da conferência representando a Abong. O evento ocorreu um ano após o Acordo de Paris, assinado por 195 países-membros da ONU para limitar o aumento da temperatura do planeta em até 2ºC em relação aos níveis pré-industriais. O desafio na COP22 foi alcançar um consenso sobre as regras de como aplicar o Acordo de Paris. No dia 17, os Estados participantes aprovaram a "declaração de Marraquexe", em que apelam para "o compromisso político máximo" contra o aquecimento global.

 

FIP

 

Damien também participou de encontro do Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs (FIP), que ocorreu em Marraquexe do dia 19 ao dia 21 de novembro, logo após a COP22. O evento reuniu os membros do Conselho do FIP, oriundos das plataformas de Marrocos, Senegal, República do Congo, França, Finlândia, Reino Unido, Coreia do Sul, Pacífico Sul, Ilha Mauritius, Chile, Guatemala e Brasil. A reunião foi uma oportunidade para apresentar a nova equipe do FIP e debater e orientar a estratégia do Fórum e do projeto financiado pela União Europeia para os próximos quatro anos. O FIP pretende afirmar-se nos próximos anos como ator global, como representante das ONGs e dos defensores das suas causas no cenário planetário.

 

Encontro de Comunicação Abong

 

A Abong reuniu, em 16/11, em São Paulo (SP), comunicadores/as, jornalistas e pessoas responsáveis por pensar comunicação nas suas respectivas organizações - todos da base associativa - para debater sua estratégia de comunicação. Motivada tanto pelo atual cenário, quanto pelo momento que vive a Abong de nova direção e construção de diretrizes para sua atuação no próximo período, a iniciativa objetivou ser uma oportunidade de recolher avaliações e orientações de forma a contribuir com o processo de reformulação da estratégia de comunicação da Associação e fortalecimento das pautas em defesa dos direitos e bens comuns. Adriana Ramos e Eleutéria Amora, membros da Direção Executiva da Abong; Maíra Vannuchi, membro da Coordenação Colegiada da Abong; Amanda Proetti, assessora de comunicação da Abong; e Nicolau Soares, coordenador do Observatório da Sociedade Civil, participaram do encontro.

 

Oficina de comunicação e incidência

 

Do dia 16 a 18 de novembro, organizações parcerias da Pão Para o Mundo (PPM) no Brasil se reuniram para uma oficina de comunicação e incidência política, em São Paulo (SP). O encontro teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as ações de comunicação do campo, bem como refletir sobre o papel da comunicação nas organizações e estimular ações de incidência política coletiva utilizando o instrumento da comunicação. O encontro foi promovido pela PPM junto com ELO e PAD. Adriana Ramos, membro da Direção Executiva da Abong; e Amanda Proetti, assessora de comunicação da Abong, representaram a entidade na ocasião.

 

Abong-PE discute Cooperação Internacional

 

Alessandra Nilo, Emanuela Castro e Sylvia Siqueira, membros da Direção Estadual da Abong em Pernambuco, participaram de um encontro em 17/11 para debater os realinhamentos da cooperação internacional no Estado. A atividade ocorreu no Centro de Cultura Brasil e Alemanha, em Recife (PE), e teve como objetivo contribuir para o fortalecimento da parceria histórica das organizações da sociedade civil brasileira com a cooperação internacional e sua fundamental solidariedade no encorajamento da defesa dos direitos humanos, da democracia e da soberania popular.

 

Roda de conversa sobre mobilização de recursos no Pará

 

No dia 17/11, roda de conversa sobre Mobilização de Recursos marcou o lançamento da Plataforma Captamos, em Belém (PA). Trata-se de um ambiente online gratuito de apoio e fomento de projetos de captação de recursos para instituições da sociedade civil.  O projeto está incubado na Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). O evento contou com o apoio da Abong-PA e do Instituto Universidade Popular (Unipop). Aldalice Otterloo, membro da Direção Estadual da Abong no Pará, representou a entidade na ocasião.

 

Seminário Mais Direito e Mais Democracia no Tocantins

 

No dia 18/11, representantes de diversos movimentos sociais participaram do “Seminário Mais Direito e Mais Democracia” na sede da Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (Comsaúde), em Porto Nacional (TO). O principal objetivo do evento foi discutir alternativas para divulgar e avançar na construção do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que estabelece um ambiente favorável às OSCs nas parcerias com o Poder Público. Uma análise da conjuntura atual e estadual também foi feita e pautas como a Escola Sem Partido e a PEC 55 foram abordadas. Eleutéria Amora, membro da Direção Executiva da Abong, finalizou o seminário com uma oficina sobre o MROSC. Maria de Fátima Silva e Carleis Souza, membros da Direção Estadual da Abong no Tocantins, também estiveram presentes na ocasião.

 

Plataforma MROSC BA

 

No dia 22/11, Eliana Rolemberg, membro da Direção Estadual da Abong na Bahia, representou a Associação na reunião ordinária sobre a Plataforma baiana do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Estadual (MROSC BA). A pauta girou em torno, principalmente, de discussões sobre o processo organizativo da Plataforma, assim como da construção do texto de seu histórico. As atividades mais recentes sobre o MROSC e os encaminhamentos para as próximas reuniões também foram discutidos. As organizações associadas CEAS, FASE, CESE, APMS e CECUP estiveram presentes na ocasião.

 

Rearticulação da Plataforma pela Reforma do Sistema Político

 

Nos dias 23 e 24 de novembro, aconteceu, em São Paulo (SP), reunião de articulação da Plataforma pela Reforma do Sistema Político. O principal objetivo do encontro - com participação de organizações, movimentos sociais e sociedade civil em geral - foi discutir a atualização dos entendimentos e propostas da Plataforma, partindo dos cinco eixos principais: democracia direta, democracia participativa, democracia representativa, democratização da comunicação e reforma do sistema judiciário. Evanildo Barbosa e Mauri Cruz, membros da Direção Executiva da Abong; Maíra Vannuchi, membro da Coordenação Colegiada da Abong; e Nicolau Soares, coordenador do Observatório da Sociedade Civil, representaram a Associação.

 

PALAVRAS-CHAVE

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca