ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

39119/06/2007 a 25/06/2007

FSM 2008: façamos já um outro mundo!

Entre os dias 29 e 31 de maio, o Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (CI-FSM) esteve reunido em Berlim (Alemanha), em seu segundo encontro de 2007. Na ocasião, foram definidas importantes ações no âmbito do processo FSM em 2008.

Para contar mais sobre as definições resultantes dessa reunião, o Informes Abong conversou com Taciana Gouveia, integrante da diretoria executiva da Abong e representante da Associação no CI-FSM.

Informes: Com esta reunião do Conselho Internacional na Alemanha, o que avançou quanto ao processo preparatório do FSM 2008? Como se dará esta oitava edição?

Taciana: A reunião do Conselho Internacional teve como um dos pontos centrais da sua agenda a discussão sobre os dias de mobilização e ação global para 2008. Esta jornada de lutas acontecerá em diferentes pontos do mundo e durará uma semana – a Semana de Ação –, culminando em 26 de janeiro de 2008, Dia de Mobilização e Ação Global. Promover este período de mobilização significa um avanço metodológico e político na construção, fortalecimento e ampliação do processo Fórum Social Mundial. Pretende-se, assim, que as pessoas se mobilizem em torno das questões debatidas e fortalecidas pelo conjunto global dos movimentos sociais e demais sujeitos políticos, que constroem, desde 2001, o processo Fórum Social Mundial.

 

Ao mesmo tempo, a proposta da Semana de Ação consolida o Fórum como um processo amplo, diverso e plural, com todas e todos na luta por uma transformação radical da sociedade planetária e por um outro mundo. A construção desta jornada de 2008 teve início com o final da nossa reunião: passamos a circular uma lista de adesão de organizações e movimentos de várias partes do mundo, que participarão do dia de luta. Esta adesão aumenta a cada dia e continua aberta.

Informes: Na última reunião do CI, ocorrida no final de janeiro em Nairóbi, ficou-se de decidir na Alemanha sobre o slogan geral para o processo FSM em 2008. Houve consenso sobre este tema?

Taciana: Na realidade, foi lançado não um outro slogan, mas um chamado: Façamos já um outro mundo!, para mostrar que não só um outro mundo é possível, mas que ele tem sido feito e gestado há muito tempo. Com este novo chamado, mostramos, sim, que já estamos fazendo este outro mundo possível, apesar de todas as forças conservadoras e reacionárias, que impedem a transformação da sociedade no sentido da igualdade e da justiça. Com isso, vale salientar que a idéia da realização do primeiro FSM aconteceu com os movimentos e organizações que já lutavam, de diferentes formas e por diferentes causas, por uma transformação da sociedade. Este é o significado que os dias de mobilização e ação – em especial o 26 de janeiro – trarão para o processo Fórum: ampliar e fortalecer nossas lutas e utopias.

Informes: A escolha da Amazônia para o FSM 2009 já está fechada pelo CI?

Taciana: Sim, foi feita a escolha da Amazônia como o local onde se dará o Fórum Social Mundial em 2009, tendo sempre em conta que a Amazônia não é apenas um espaço no Brasil, mas uma Região que envolve outros países, com importantes significados geográfico, social, político e ambiental, onde se dão processos de lutas, de resistências, de transformação.

Informes: Que ações, movimentos, mobilizações a Abong sugere aos movimentos e organizações para a Semana de Ação global?

Taciana: A construção de jornadas de mobilização não é algo que se faça em um dia. É importante que nós, organizações e movimentos sociais, compreendamos que este é um processo que, para resultar no dia 26 em uma grande mobilização mundial, é preciso começar agora. É preciso que pensemos nossas lutas e os processos políticos que iremos desenvolver a partir de agora como processos que contribuem e confluem para este Dia de Mobilização e Ação Global. Um primeiro momento importante se dará com o segundo Fórum Social Nordestino, que acontecerá em Salvador, na Bahia, no período de 2 a 5 de agosto. Inclusive, pensamos em lançar no II FSNE a mobilização para o Fórum Social Mundial 2008 no Brasil, articulando os movimentos sociais. A partir daí, construiremos um conjunto de lutas que deságüem numa grande mobilização no dia 26 de janeiro de 2008.
Faça a sua adesão ao chamado para o Dia de Mobilização e Ação Global: http://www.wsf2008.net/


Abertas as inscrições para o II Fórum Social Nordestino

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Fórum Social Nordestino (FSNE), que acontecerá em Salvador (BA), no período de 2 a 5 de agosto de 2007. Até o dia 10 de julho, poderão ser feitas as pré-inscrições de organizações; de participantes; de atividades autogestionadas (oficinas, seminários, assembléias e fóruns); de empreendimentos solidários (Feira Solidária); de grupos artísticos e culturais (Festival de Movimentos nas Artes). Participe!


Saiba mais visitando o portal do FSNE – http://www.forumsocialnordestino.org.br/. Mais informações podem ser solicitadas à Secretaria do FSNE:
E-mail: secretaria2fsne@yahoo.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca