ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

39012/06/2007 a 18/06/2007

Centro Herbert de Souza na luta pelos Direitos Humanos

O Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) construiu uma identidade ao longo de seus 13 anos, que se trata hoje de um patrimônio coletivo. Esta identidade centra-se nos valores da comunidade do futuro: solidariedade, protagonismo social e convivência comunitária. Estas três colunas de valores orientaram posturas políticas, que favoreceram conquistas relevantes para a mudança da vida das pessoas e do território.

O CDVHS tem vivenciado na prática a indivisibilidade e a interdependência dos direitos humanos, promovendo os direitos civis e políticos, por meio do fortalecimento da livre expressão das pessoas nas organizações comunitárias e na garantia de documentação básica de cidadania. Nos direitos econômicos, sociais e culturais fomos mais além, garantindo acesso à educação, ao trabalho, à renda e à cultura.

O CDVHS tem como missão a promoção e defesa da vida e dos direitos humanos e a seguinte visão de futuro: instituição aprendente que fortalece a democracia participativa promove e difunde tecnologias sociais efetivadoras de inclusão social das crianças, adolescentes, jovens e mulheres em vulnerabilidade social habitantes da periferia das cidades, alcançando credibilidade local e notoriedade pública. Para cumprir sua missão, o CDVHS desenvolve atualmente os seguintes programas: Desenvolvimento humano sustentado das cidades, Identidades da juventude brasileira, Direito Humano à Educação e à Cultura e Mulheres em Desenvolvimento.

No âmbito do trienal 2006-2008, o Centro Herbert de Souza desenvolve seu Programa Institucional Desenvolvimento humano sustentado das cidades, que objetiva a geração da qualidade de vida nas periferias da cidade de Fortaleza e em médios municípios cearenses, por intermédio do planejamento urbano participativo e da efetivação de políticas públicas de desenvolvimento local integrado e sustentável.

 

O programa consiste em um novo olhar de desenvolvimento da habitabilidade urbana, a partir dos bairros da periferia, das comunidades organizadas nos municípios, dos diversos segmentos, portanto, de desenvolvimento de dentro para fora. Para tal, contamos com o apoio da cooperação internacional, por meio da agência Cordaid (Holanda), e de parceiros/as governamentais locais. (Por Lúcia Albuquerque).

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca