ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

38722/05/2007 a 28/05/2007

IJC realiza a segunda edição do Projeto Diálogos Abertos

O Instituto de Juventude Contemporânea (IJC/CE) realizará, a partir de 26 de maio, a segunda edição dos Diálogos Abertos – Gênero e orientação sexual, um projeto que conta com a parceria da Secretaria de Educação e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O objetivo é promover a formação de jovens entre 15 e 26 anos na área da sexualidade, fortalecendo a participação juvenil no combate à violência contra a mulher, à exploração sexual, à homofobia, na prevenção a DST/HIV/Aids, entre outros temas afins.

A coordenação do projeto já recebeu inscrições até de outros Estados. Contudo, o Grupo de Estudo será formado por 90 jovens de Fortaleza, divididos em duas turmas, e constituído de três módulos presenciais: Juventude; Direitos sexuais e reprodutivos; Movimento de mulheres e Movimento GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros). “Nesta edição, contamos com parcerias muito significativas para o sucesso do projeto, como a da Assessoria de Juventude do Grab - Grupo de Resistência Asa Branca – e outras organizações também ativistas das causas GLBT e Mulheres”, conta Ary Diógenes, coordenador dos Diálogos Abertos. Segundo ele, a idéia é que após o projeto, os/as jovens que quiserem dar continuidade ao trabalho possam estar se inserindo em espaços diversos.

Nesta segunda edição, o Projeto tem como mote central a construção dos direitos sexuais e reprodutivos, visando à diminuição dos casos de violência relacionados à questão de gênero, em especial às mulheres, e de orientação sexual, no caso da homofobia. “Iremos incentivar a participação dos e das jovens em movimentos ativistas, a fim de fortalecer a construção de políticas públicas na garantia de direitos referentes à diversidade sexual”, salienta Diógenes.

Os Diálogos contarão também com outras atividades, entre elas: Dialogando com arte – para a qual serão criados espaços de diálogo sobre a sexualidade por meio da arte e educação, em praças públicas e outros locais –, Boletim Informativo (impressos e on-line construídos pelos/as jovens do Grupo), seminário temático (oficinas e rodas de conversas, apresentações culturais e outras ações). “Teremos também a participação desses grupos em manifestações públicas importantes, como a Parada da Diversidade Sexual”, informa o coordenador do projeto.

“Espero que o projeto garanta a participação na construção de políticas públicas para os/as jovens, criando avanços por meio das suas ações e intervenções, e que a parceria IJC e Sedas venha sempre a estar contribuindo para o direcionamento de políticas de saúde especificas para jovens.” www.ijc.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca