ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

38615/05/2007 a 21/05/2007

Sucesso marca o II ciclo da agricultura familiar

Feira de Santana (BA) foi a sede, no período de 10 a 12 de maio, do II Ciclo da Agricultura Familiar e Economia Solidária, dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão. O evento contou com cerca de 450 pessoas inscritas e mais de mil circulando pelos seus espaços.

Conforme Célia Firmo, coordenadora pedagógica do Movimento de Organização Comunitária (MOC), e Gisleide do Carmo Oliveira, assessora de empreendimentos econômicos solidários da ONG, o II Ciclo foi organizado pelo MOC – que completa em 2007 seus 40 anos – em conjunto com a Rede de Produtoras da Bahia, o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), a Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar, a União das Cooperativas com Base na Agricultura Familiar e Economia Solidária e a Arco Sertão – Agência Regional de Comercialização, com apoios.

O destaque desta edição do Ciclo, de acordo com Célia, foi a participação de empreendimentos econômicos e solidários exclusivamente formados por mulheres, integrantes da Rede de Produtoras da Bahia. Já a Troca de produtos e saberes – espaço organizado pelo MOC, Arco-Sertão e Rede de Produtoras da Bahia –, segundo Gisleide, teve a proposta de inclusão social, bem como o resgate da cultura local, no que diz respeito à troca embasada no valor que os produtos e saberes tem para cada um/a. “E não mais no valor financeiro que o mercado estabelece para os produtos e saberes.”

Nos debates ocorridos durante o Ciclo, diz Célia, as demandas levantadas foram imediatamente apresentadas ao governo do Estado, outras universidades e organizações. “Conseguimos o compromisso para com as demandas das mulheres da agricultura familiar e da economia solidária”, ressalta. “Nós avaliamos que o ciclo foi um sucesso: por meio dele, os grupos organizados por mulheres – nosso grande foco neste ciclo – conseguiram ter maior visibilidade e fazer contatos para acesso ao mercado. Foi um momento importante para fortalecer a valorização do trabalho, e não a do dinheiro.”
www.moc.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca