ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

38615/05/2007 a 21/05/2007

Cultura de periferia: humildade, dignidade e proceder

A  ONG Ação Educativa lançou em maio a Agenda Cultural da Periferia, oferecendo  à população de São Paulo um novo guia cultural. Um guia que traz exclusivamente os eventos artísticos promovidos na periferia da Grande São Paulo por artistas periféricos/as, e suas apresentações no centro da Capital. Com isso, queremos mostrar que o mapa da cultura é muito maior do que o apresentado pelos grandes jornais.

Essa Agenda é voltada para a própria periferia, onde será distribuída. A idéia é que os/as artistas se conheçam e tenham visão da abrangência da cultura produzida no subúrbio. A Ação Educativa tem a expectativa de que a publicação possa promover intercâmbios e parcerias, ampliando o alcance dos eventos realizados por esses/as agentes culturais. A periodicidade da Agenda é mensal e a tiragem é de 10 mil exemplares. Uma versão eletrônica poderá ser consultada no site da instituição e será atualizada semanalmente.

O objetivo principal da iniciativa é promover e afirmar a cultura produzida por indivíduos, grupos, coletivos e comunidades que habitam nas quebradas e cafundós das grandes cidades. Com isso, entendemos estar dando uma contribuição para a construção da cidadania cultural de setores sociais marginalizados. Queremos também ajudar a superar a segregação que pesa sobre as regiões periféricas, genericamente identificadas como um aglomerado urbano homogêneo, miserável, marcado pela violência e ausência de direitos sociais.

A Ação Educativa acredita que, ao afirmar a Cultura de Periferia, produzirá  um sentido político de mobilização social. Por meio da produção artística das comunidades, cria-se um tecido social que fortalece os laços de pertencimento desses grupos, contribuindo para a construção de um ambiente social baseado em valores de cidadania que, na periferia, se traduz muito bem no lema do futebol de várzea: “humildade, dignidade e proceder”.

A Agenda Cultural da Periferia irá por fim, contribuir para evidenciar a produção artística de qualidade existente na periferia. A visibilidade dessa produção deve chamar  a atenção do Poder Público para a necessidade de políticas culturais. Mas não precisa apenas “levar” cultura para o subúrbio: é preciso estimular a produção cultural existente. Os 49 eventos apresentados e os/as artistas destacados/as  na primeira Edição dão uma boa mostra desse potencial.


Agenda Cultural na Internet

Como a publicação é mensal, muitos eventos acabam não entrando na Agenda em função da antecedência necessária na informação. Assim, a Agenda será atualizada no site da Ação Educativa: www.acaoeducativa.org. Envie informações sobre seu evento para os seguintes e-mails: agenda@acaoeducativa.org e adriana.barbosa@acaoeducativa.org. (Por Eleilson Leite).

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca