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informes - ABONG

38310/04/2007 a 30/04/2007

Campanha pela cidadania no transporte público lança guia de orientação

Pesquisa da ONG Vida Brasil (BA) e da rede de ONGs Cocas (Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador) aponta que “o ônibus é o espaço onde as pessoas com deficiência sentem-se mais discriminadas”. Além disso, o estudo mostra que o número desses/as usuários/as, com passe livre, também é expressivo: são 25 mil cidadãos e cidadãs, sem contar aqueles/as que não têm direito ao passe e que usam o transporte – e todas essas pessoas circulam pelos pontos e estações de transbordo de Salvador.

Por isso, como parte da campanha Cidadania no Transporte Público, foi lançada em Salvador, em 13 de março, a cartilha Estação Cidadania - Guia de orientação sobre pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em ônibus. Esta ação educativa é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), junto à Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência (Coap), em parceria com a Cocas, visando a gerar participação coletiva, estimulando a comunidade a entender a importância da inclusão social.

Ednilson Sacramento, da coordenação da campanha por Vida Brasil/Arcca, conta que esta iniciativa foi fruto de um plano de metas da Coordenadoria de Apoio a Pessoa com Deficiência (Coap) do município de Salvador (BA). Além disso, o projeto contou com a parceria da Cocas e a Secretaria do Desenvolvimento Social. “A Associação Vida Brasil elaborou o projeto e, juntamente com a Arcca, executou suas etapas”, completa.

Conforme Sacramento, a campanha está treinando motoristas e cobradores/as de ônibus e realizando ações de rua com a distribuição gratuita do Guia. “Com a publicação, esperamos que haja um maior conhecimento das peculiaridades do convívio com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.”

Em formato de fácil manuseio e com diagramação que simboliza um ônibus, o guia estimula a leitura e, desde o primeiro capítulo, utiliza expressões do dia-a-dia. A publicação traz procedimentos que visam a facilitar a conduta diante de uma pessoa com deficiência e mobilidade reduzida – idosos/as, obesos/as, gestantes ou aquelas pessoas com eventuais restrições motoras.

Ao mesmo tempo, questões de acessibilidade e cidadania pontuam cada capítulo da cartilha. O índice, intitulado “Itinerário”, revela o tom da publicação. Um exemplo é o capítulo “Como auxiliar uma pessoa com deficiência física”, em que está salientado: “Procure sempre parar o ônibus no mesmo nível do passeio, para facilitar o embarque”.

O guia pode ser adquirido nas estações de transbordo de Salvador (BA), na sede da Coap (71-3176-8030), em entidades parceiras e na Cocas. Vida Brasil: www.vidabrasil.org.br

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