ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

38310/04/2007 a 30/04/2007

Notas

3º Relatório Nacional sobre os DHs no Brasil

O Núcleo de Estudos da Violência, a Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos e a Universidade de São Paulo lançaram  o 3º Relatório Nacional de Direitos Humanos no Brasil 2002-2005. O documento foi elaborado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e pela Comissão Teotônio Vilela, com a colaboração de organizações da sociedade civil, do governo federal e de governos estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil. Mais informações: (11) 3091-4951 ou 3091-4980, com Gorete Marques. E-mail: ctv@usp.br. Site: www.ctvdh.org.

 

Educadora indígena da Fase BA recebe Troféu Zeferina

Em 22 de março, a Universidade do Estado da Bahia, por meio do Centro de Estudos dos Povos Afro e Indígenas Americanos (Cepaia), entregou o Troféu Zeferina, que contempla mulheres negras e indígenas que se destacaram na luta por direitos coletivos em suas comunidades de origem. Neste segundo ano de premiação, Núbia Batista da Silva, técnica em educação não formal da Fase Bahia, é uma das dez homenageadas por sua fundamental atuação no processo de etnogênese do povo Tupinambá de Olivença.

 

Conforme matéria divulgada pela Fase, o prêmio recebe o nome de uma mulher negra que, no ano de 1826, lutou à frente do Quilombo do Urubu, na Bahia. Conforme os/as organizadores/as da premiação, Núbia, que é uma Tupinambá de Olivença, foi escolhida por “sua capacidade de organização e seu esforço firme e persistente, fundamentais para dar início ao processo de reorganização e reelaboração identitária do seu povo.” Fazendo jus ao nome (Nubiã – nome tupi que designa um instrumento de sopro tocado pelos Tupinambás para reunir o povo em assembléia), Núbia conseguiu, com seu esforço e determinação, ajudar a organizar e animar sua comunidade para que o povo Tupinambá de Olivença tivesse sua identidade reconhecida pela Funai em 2000. Saiba mais: www.fase.org.br. Fase/BA: (073) 3613-9129. E-mail: faseba@gmail.com.

 

Jovens apoiados pela Ação Educativa têm projetos contemplados por financiamento municipal

Nove jovens, que tiveram seus primeiros contatos com equipamentos audiovisuais durante o projeto Vídeo: Cultura e Trabalho – VCT, oferecido pelo programa Juventude da Ação Educativa, estão agora envolvidos em projetos beneficiados pela terceira edição do VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais. O programa da Prefeitura Municipal de São Paulo oferece apoio financeiro para atividades de jovens de baixa renda em regiões em que não há equipamentos artísticos ou culturais. Além do Reviravídeo, a Ação Educativa apóia outros projetos que conseguiram incentivo municipal, além de projetos independentes. Por meio do Centro de Mídia Juvenil, espaço originado a partir do VCT, os/as jovens têm acesso a ilhas de edição, material audiovisual e bibliográfico. Mais informações: (11) 3151-2333 r.160. E-mails:michelle.prazeres@acaoeducativa.org e jamila.venturini@acaoeducativa.org.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca