ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

38227/03/2007 a 2/04/2007

Plenária nacional aprofunda processo de construção da 2ª Assembleia Popular

Com a participação de mais de 50 movimentos sociais e organizações de todas as Regiões do Brasil, aconteceu em São Paulo, em 21 e 22 de março, mais uma Plenária Nacional da Assembléia Popular: Mutirão por um Novo Brasil (AP). Esta grande articulação conta com uma Coordenação Nacional, formada por uma representação de cada entidade e/ou movimento nacional - como a Abong, o Jubileu Sul/Brasil, o MST/Via Campesina, o Grito dos Excluídos Continental e Nacional - e por um/a representante da coordenação estadual da Assembléia Popular.

No encontro, foi proposta a data da 2ª Assembléia Popular nacional, que deverá ocorrer no período de 22 a 25 de outubro deste ano, em Brasília. Também foram discutidas e previstas/os, além de várias Campanhas, ações e das plenárias de âmbito nacional, as reuniões e plenárias locais e estaduais; cursos de formação; produção de cartilhas e vídeos e divulgação dos já existentes.

Como parte do processo da Assembléia Popular, suas representações têm uma extensa agenda de lutas, entre as quais estão o Dia Internacional de Luta pela Reforma Agrária (17 de abril); o 1º de Maio, Dia Internacional de Luta do/a Trabalhador/a; a Jornada de lutas pela mudança no modelo econômico, contra as reformas (21 a 25 de maio); o Plebiscito Popular sobre a Vale do Rio Doce (de 1º a 7 de setembro); a Jornada Internacional Contra a OMC/ Transnacionais/Agronegócio (10 de setembro); a Semana Global de Luta contra a Dívida (de 15 a 21 de outubro). E nesta semana, de 27 a 29 de março, Brasília é a sede da Mobilização por uma Reforma Política Ampla, Democrática e Participativa, outro movimento da agenda da AP, do qual a Abong participa ativamente.

Ao lembrar que a 1ª AP aglutinou mais de 6 mil pessoas no final de outubro de 2005, em Brasília, Tatiana Dahmer, representante da direção colegiada da Abong na coordenação nacional da Assembléia Popular juntamente com José Antonio Moroni, salienta que a Assembléia é um processo de mobilização e de integração de movimentos sociais e da sociedade de uma forma ampla, visando a reconstruir um projeto de um campo popular. "A Abong participa da coordenação nacional desde o início e, em sua Assembléia Geral, ocorrida em novembro de 2006, foi definido que o processo da Assembléia Popular é uma das suas prioridades."

No momento atual, de acordo com a diretora da Abong, a coordenação da AP também está trabalhando de forma intensiva no fortalecimento dos processos estaduais. "As assembléias têm sido organizadas de forma diferenciada em cada Estado, variando segundo os agentes que passam a integrar o processo. E a Abong está trabalhando ativamente pela organicidade da sua participação em todas as regiões e pelo fortalecimento dos processos estaduais", ressalta.

Tatiana também destaca que no processo da AP estão lutas como a Campanha pela redução da tarifa de energia elétrica, a Luta pela auditoria da Dívida e contra a injustiça tributária, a Campanha por Plebiscitos e Referendos, Contra a transposição do Rio São Francisco, a Marcha pela Valorização do Salário Mínimo.


Veja no site da Abong a íntegra do calendário de lutas da AP: www.abong.org.br .

Para saber mais sobre o processo que motivou a construção da Campanha pela anulação do leilão de privatização da Cia. Vale do Rio Doce e o Plebiscito Popular sobre a Vale, que acontecerá no período de 1º a 7 de setembro deste ano, acesse o site www.avaleenossa.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca