ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

38120/03/2007 a 26/03/2007

Movimentos dialogam com o governo do estado da Bahia

Em 7 de março, um encontro inédito marcou o Estado da Bahia: 35 movimentos sociais - entre eles, redes e fóruns - e mais de cem organizações tiveram atendida a sua proposta de diálogo com o governador do Estado, Jaques Wagner, em um evento que contou com a presença de aproximadamente 400 representações.

Essa grande articulação foi representada por Damien Hazard, integrante da direção do Regional Abong Nordeste 2 e coordenador geral da ONG Vida Brasil - Unidade Salvador, que fez o discurso inaugural e entregou ao governador o documento dos movimentos e organizações, com propostas para guiar a política estadual. Contendo 113 páginas e elaborado em janeiro, o texto também está disponível em CD e em versão Braille.

"As associadas da Abong, após a vitória do candidato / governador, convocaram há quatro meses um encontro dos movimentos sociais, mobilizados pelo debate da mudança de governo... Criamos comissões, grupos de trabalho, realizamos diversas reuniões e encontros, e isso levou à redação de um documento consensual, além da junção, como anexos, de diversos documentos e cartas destinadas ao novo governo", explicou Hazard em seu discurso ao governador.

As propostas da articulação foram estruturadas em quatro grandes eixos: Eixo 1: Democratização das relações Estado / sociedade; Eixo 2: Políticas de Desenvolvimento; Eixo 3 - Revisão da estrutura de governo; Eixo 4: Financiamento das políticas sociais. Estes eixos, conforme divulgado, foram discutidos e acordados em reuniões e seminários, que reuniram "os diversos segmentos sociais presentes no cenário estadual, e partem do princípio e da crença de que o governo que se inicia em 1º de janeiro de 2007 tem como elementos fundamentais o diálogo com a sociedade, no sentido de construção da democracia a partir do desenvolvimento baseado na justiça social e na sustentabilidade ambiental."

Na ocasião, o diretor da Abong salientou que estão anexas ao documento completo cartas como as do Fórum Baiano de Economia Solidária, do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, do movimento feminista, do movimento LGBTs, do movimento das organizações voltadas para pessoa com deficiência, entre outras, bem como o relatório de monitoramento pela sociedade civil baiana do Pacto Internacional dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais (Pidesc), que faz um levantamento dos principais problemas de violação desses direitos no Estado, e apresenta recomendações. "Os seis secretários e o governador se comprometeram a alimentar o diálogo com a sociedade civil sobre os quatro eixos propostos, com base numa pauta com calendário preestablecido, envolvendo as secretarias estaduais", informa Hazard.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca