ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

37131/10/2006 a 6/11/2006

ABONG realiza Seminário ONGs e Empresas

Nos dias 7 e 8 de novembro, a Abong realizará em São Paulo, no Teatro da Aliança Francesa, o Seminário ONGs e empresas: contradições e convergências nos processos de desenvolvimento e na promoção dos direitos humanos. O debate antecede a Assembléia Geral da Abong, que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro.

A proposta deste debate é analisar as empresas e as ONGs como sujeitos sociais, comprometidos com distintos projetos e alternativas de desenvolvimento para a sociedade brasileira, na medida em que as ONGs - na sua atuação cotidiana - buscam alternativas e formulam propostas que se contrapõem ao processo de globalização capitalista, comandado pelas grandes corporações multinacionais e instituições internacionais. 

Pretende-se, assim, debater a responsabilidade das empresas em relação aos rumos da globalização, desde a negação dos direitos humanos, passando pelas ações que comprometem a sustentabilidade socioambiental, até os processos de concentração de renda e de dominação da economia pela acumulação financeira. 

Dessa forma, o seminário será um espaço para aprofundar a reflexão sobre as contradições e convergências entre ONGs e empresas nos processos de desenvolvimento e na promoção dos direitos humanos.


Mesas

Em 7 de novembro, o seminário terá como tema da primeira mesa ONGs, empresas e DHESCs, na qual serão examinados o papel dos movimentos sociais, ONGs e setor empresarial no tocante à afirmação de direitos, para a superação das desigualdades e promoção dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais no Brasil. 

No dia 8, dois grandes debates estão programados: Os projetos de desenvolvimento em disputa e o papel do setor privado, quando será discutido o desafio de um projeto de sociedade sustentável e democrática para o Brasil, com foco no papel das empresas transnacionais, das empresas estatais públicas, do agronegócio, da indústria e do setor financeiro no país; e Possibilidade de controle social sobre o setor privado, estará em debate o papel das empresas no contexto neoliberal de redução do controle público sobre o impacto socioambiental da ação das empresas e o avanço dos processos de desregulação, a introdução de novos mecanismos de auto-regulação das empresas, tais como a certificação, e o papel das ONGs.

Participe! Veja a programação completa no site da Abong: www.abong.org.br. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo tel.: (11) 3237-2122 - ramal 200, ou por e-mail: abong@uol.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca