ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

36917/10/2006 a 23/10/2006

Uma semana por outra comunicação

A troca de informações entre coletivos que organizam  a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação sobre as atividades nas regiões do país e sua divulgação compartilhada deixaram ainda mais visível a amplitude e profundidade das preocupações brasileiras com o assunto.

 

O privilégio de nove famílias de dizer o que as outras 175 milhões de pessoas devem ouvir, assistir e contemplar como sendo a verdade é denúncia comum a todas as programações organizadas para a Semana pelo Brasil.  O discurso e a linguagem desses meios também estão sendo analisados, confrontados com as realidades locais e nacional e colocados na berlinda, em mostras de vídeos e debates.  A sociedade brasileira que vê a comunicação como um direito parece ter-se cansado, por exemplo, de engolir uma mídia que criminaliza seus movimentos sociais.

 

O modo como está se dando a escolha de um padrão para a TV Digital, que tende a afunilar ainda mais o monopólio, é outra história que não desce pela garganta dessa gente mobilizada. E são coletivos de coletivos.  Reúnem movimentos sociais e redes livres de mídia, ativistas de comunicação e militantes populares, movimentos e entidades sindicais de jornalistas e ONGs em vários Estados. Em outros, reúnem grupos menores, fazedores(as) de mídias populares, vozes teimosas de rádios livres, comunitárias, clandestinas que promovem a Semana, de algum jeito.

 

A Internet colabora com a troca de informações e arquivos produzidos ou reproduzidos em parte por essas mídias, que conversam com um público em sua maior parte não conectado, e como forma de dar visibilidade ao conjunto das mobilizações.

 

Neste ano, uma comunicação imediata entre atividades distantes e preocupações regionais foi iniciada com a proposta de divulgar e cobrir a semana de forma compartilhada, por meio da página colaborativa da Ciranda Internacional da Informação Independente: www.ciranda.net/sedeco. Participantes podem inserir suas informações e links ou enviá-las por correio eletrônico, a cargo de um grupo de edição mobilizado para a Semana.

 

O site mostra notícias chegando do Maranhão, Espírito Santo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e devem chegar de todo o Brasil. As datas da Semana mudam um pouco conforme a região. Começou mais cedo em Pernambuco, com ações contra a baixaria na TV. Vai terminar mais tarde em São Paulo, com a entrega do Prêmio Wladimir Herzog, dia 25. (Por Rita Freire).

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca