ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

3673/10/2006 a 9/10/2006

Documentário da TV Viva participa de mostra internacional

O documentário Expressões da Agroecologia, uma produção da TV Viva (PE), foi selecionado para participar da 4ª Mostra Internacional de Documentários e Cine Social La Imagen Del Sur, que começou em 29 de setembro e irá até 7 de outubro, na cidade de Córdoba, Espanha. A mostra é promovida pela ONG espanhola CIC-Batá, em consórcio com parcerias européias, com o apoio de organizações da América Latina e da África e da Associação Imagem Comunitária, para receber os trabalhos no Brasil. 

O objetivo desse evento é divulgar documentários produzidos no Hemisfério Sul, comprometidos com o registro de processos sociais e a defesa dos direitos humanos, que permitam conhecer e dar visibilidade à realidade social desses países, em geral ocultada pela grande mídia. A mostra será itinerante e não possui caráter competitivo. Alguns vídeos selecionados deverão passar por festivais na Espanha, Portugal, Itália, Hungria e Eslováquia, com encerramento previsto para 2007. 

Primeira televisão comunitária a céu aberto da América e já bastante premiada, a TV Viva foi criada em 1984 como o principal projeto do Programa de Comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), ONG fundada em 1972, em Olinda (PE). "A TV Viva é uma realizadora de audiovisual voltada para questões sociais, abrindo espaço para populações e causas excluídas da mídia nacional", ressalta Cláudio Fernandes, montador, diretor de arte, coordenador e supervisor de pós-produção da TV. "A TV Viva luta pela democratização da comunicação no Brasil."

De acordo com Fernandes, Expressões da Agroecologia é um documentário de 30 minutos sobre o estado atual da agroecologia no Brasil, com depoimentos de agricultoras e agricultores agroecológicos de todas as cinco Regiões político-administrativas do país. "Incluem-se, aí, todos os biomas brasileiros: caatinga, cerrado, floresta tropical, floresta equatorial, floresta temperada, pantanal", informa. O documentário também explicita a diferença entre o modelo do agronegócio (monocultura) e a agricultura familiar ecológica, baseada no consorciamento de culturas.


Doclisboa

Entre os dias 20 a 29 de outubro, acontecerá em Lisboa (Portugal) o Festival Internacional de Cinema Documental (Doclisboa), com a apresentação de cem filmes, muitos deles, inéditos. O diretor da TV Viva, Eduardo Homem, foi convidado a participar como júri desta edição. 
www.tvviva.org.br/

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca