ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

3673/10/2006 a 9/10/2006

Brincando também se aprende: a educação que transforma o ser humano e as suas relações

De acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a educação é um direito de todos(as) e um dever do Estado e da família, que tem como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. O Centro de Cidadania Umbu-Ganzá — organização não-governamental sediada em Recife e fundada em 1998 — constrói as suas ações com base nessas diretrizes políticas, compreendendo que o processo educacional é contínuo, extrapola os limites da escola e, além disso, permeia todas as etapas da vida humana.

 

Ou seja, o conceito de educação que norteia o trabalho do Umbu-Ganzá ultrapassa a construção de conhecimento que se dá no espaço da escola. Para esta organização, as pessoas estão em um constante aprendizado e, conseqüentemente, em uma transformação contínua. Nessa perspectiva, o Umbu-Ganzá vem, ao longo dos seus 8 anos de existência, promovendo a formação de atores sociais envolvidos direta ou indiretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, tais como: professores(as), conselheiros(as) tutelares e de direitos, policiais civis e militares, agentes de saúde, educadores(as) do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), educadores(as) sociais, crianças e adolescentes.

 

Os temas abordados durante as oficinas objetivam promover a inclusão social; quebrar mitos e preconceitos; estimular o respeito às diferenças; erradicar mazelas sociais, como a violência doméstica e sexual; e, promover a participação política e social. Outra estratégia utilizada para a garantia dos direitos é incentivar e fortalecer a integração das políticas sociais, com ênfase na assistência social, na educação, na cultura e na saúde, de forma a assistir as pessoas na sua totalidade.

 

A metodologia do trabalho, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos(as), assistentes sociais, sociólogos(as), pedagogos(as), jornalistas e arte educadores(as), é de fundamentação construtivista e faz uso de várias técnicas, como dinâmica de grupo, relaxamento, debate, filme, sociodrama, programação neurolingüística, vivência, intercâmbio, visita, etc. A tudo isso são agregados dois elementos fundamentais no processo de aprendizagem:o lúdico e o brincar.

 

Assim, o Centro de Cidadania Umbu-Ganzá, juntamente com os seus(suas) parceiros(as) e apoiadores(as), valoriza a construção do conhecimento coletivo e acredita no desenvolvimento e na mudança do ser humano como sendo maneiras concretas de transformar as relações desiguais e opressoras da sociedade. (Por Bianca Rocha).

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca