ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

3635/09/2006 a 11/09/2006

Em debate: os direitos da juventude indígena

No período de 1º a 3 de setembro, aproximadamente 250 pessoas, representantes dos povos Tupinambá de Olivença das comunidades de Acuipe, Olivença e Serra do Padeiro, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Pataxó do extremo sul da Bahia, Maxacali e Pataxó de Minas Gerais, além de várias entidades e órgãos governamentais participaram do II Seminário Cultural da Juventude Indígena da Serra do Padeiro, realizado na aldeia Serra do Padeiro, município de Buerarema, a cerca de 450 km de Salvador (BA). 

Juventude: Construindo nossos direitos foi o tema central do encontro, organizado pela juventude indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, com a colaboração de toda a comunidade da Serra, onde foram estruturadas diversas equipes. Haroldo Heleno, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) - Equipe Itabuna, auxiliou a assessoria do Seminário.

De acordo com Heleno, entre os assuntos que mais se destacaram nas discussões estiveram a luta pela terra e busca da autonomia do movimento indígena, bem como a necessidade de articulação e fortalecimento da juventude indígena. "Foi criada uma comissão de jovens indígenas, que estará reunida em 6 de setembro com o Conselho de Lideranças Indígenas do Sul da Bahia, para discutir a proposta de uma marcha indígena, que deverá sair de Itabuna em direção a Ilhéus", informa. Os debates também resultaram no Documento Final do II Seminário da Juventude Tupinambá da Serra do Padeiro, disponível no site do Cimi: www.cimi.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca