ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

3598/08/2006 a 14/08/2006

OPINIÃO: ONGs no Brasil

Éo título do novo Perfil das Associadas à Abong. Como tem sido feito desde 1998, a cada construção destes perfis, estamos criando distinções e disputando sentidos políticos em torno do que se define como ONG. Ou seja, para além do dar a conhecer quem somos e o que fazemos, a divulgação do Perfil tem o objetivo político de afirmar que a Abong e suas associadas compartilham valores, princípios e ações, que buscam fortalecer e realizar um projeto político de transformação radical da sociedade brasileira com vistas à eliminação de todas as formas de desigualdades, opressões e injustiças que marcam a nossa história.

Por ser história, os perfis revelam as permanências e resistências das nossas lutas - e dos nossos princípios e valores -, como também a ampliação e maior articulação entre as mesmas. É crescente, por exemplo, o número de associadas que passaram a considerar as dimensões raciais e relativas à orientação afetivo-sexual, tanto em suas ações quanto na conformação dos grupos com os quais trabalham, como um elemento central de seus projetos. Isto significa, entre outras coisas, uma maior abertura política das mesmas para incorporar em seus objetivos e estratégias as pautas dos movimentos negro e GLTB (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros), bem como a filiação de ONGs destes campos à Abong.

Por outro lado, em um contexto em que o termo "ONG" diz cada vez menos de uma dimensão política forte, prestando-se inclusive para os usos e abusos mais absurdos, a leitura do Perfil e, mais ainda, a ação das associadas da Abong demonstra o quanto organizações como as nossas fortalecem a utopia de que os processos educativos, a organização política e a participação popular são os caminhos, por excelência, para a construção de uma sociedade civil ativa e vigorosa, pois só assim teremos condições de exercitarmos cotidianamente o sentido pleno da cidadania, de sermos, todas e todos, sujeitos de fato e de direito.

Essa nossa utopia vai na contramão das tão já corriqueiras idéias e discursos (ideológicos como são os discursos e as idéias) de que a nós, ONGs e outras organizações da sociedade civil, cabe apenas o cuidar do social, deixando a política (para tantos/as já morta e enterrada) para quem desde sempre dela se ocupa. Acontece que, para nós, a política se constitui a partir do pensar e agir do dia a dia e, por isto, é algo que nos interessa, afeta e nos diz respeito, que nos movimenta e que movimentamos para mudar a vida. Assim sendo, da política nos apropriamos e nela nos fazemos sujeitos à revelia de quem nos quer de outro modo.

Esperamos que a divulgação e a leitura do Perfil possam reafirmar essas utopias e que outras tantas possam ser criadas, pois ainda que retratos ou perfis sejam expressão de um momento histórico, toda história só se faz por meio de ações e movimentos.

As tabelas com todos os dados da pesquisa e as informações para adquirir ONGs no Brasil - Perfil das associadas à Abong, estão disponíveis no site da Abong: www.abong.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca