ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

3598/08/2006 a 14/08/2006

Núcleo de juventude da Camtra realiza IV seminário

Com a participação de 20 jovens mulheres, a Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra/RJ) realizou, no período de 26 a 28 de julho, o IV Seminário do seu Núcleo de Juventude - Trocando Idéias. Desde a sua criação em 1997, a Camtra se dedica a colaborar com o fortalecimento da autonomia das mulheres, bem como a despertá-las para a importância de sua participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Já o Núcleo de Juventude - Trocando Idéias, segundo sua coordenadora, Iara Amora dos Santos, nasceu da iniciativa das jovens mulheres da Camtra, ao perceberem que outras jovens de seu convívio não tinham acesso a informações discutidas na ONG nem à possibilidade de tomarem parte de espaços que possibilitassem seu desenvolvimento social, político e cultural. 

Assim, o Seminário foi voltado para a participação de jovens mulheres das duas escolas onde o Núcleo desenvolve suas ações desde 2002 - o Instituto de Educação Professor Moysés Henrique dos Santos (Baixada Fluminense) e o Instituto de Educação Sarah Kubitschek (zona oeste do Rio de Janeiro ) - e, ainda, de jovens indicadas por instituições parceiras destas localidades. Nessas escolas, o Núcleo discute sobre violência contra a mulher, mercantilização do corpo, direitos sociais, entre outros, investindo na formação de jovens multiplicadoras. "Com isto, o seminário teve por objetivo aprofundar os temas trabalhados pelo Núcleo, bem como fortalecer as parcerias entre as jovens e as instituições", conta Iara. 

Nos debates, foram abordados temas como Feminismo e Patriarcado; Saúde sexual e reprodutiva; Direitos sociais e violência doméstica; Homossexualidade; Racismo e Cotas Raciais; Educação Não Sexista e Sem Discriminação. "A idéia é darmos continuidade às atividades de formação e ao aprofundamento da parceria com as Instituições presentes, investindo na formação de jovens mulheres lideranças."

A Camtra disponibiliza, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18 horas, o Disque Mulher Trabalhadora (0800 285 285 0808), serviço gratuito de orientação sobre direitos público, sociais e trabalhistas. Site: www.camtra.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca