ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

35511/07/2006 a 17/07/2006

Organizações debatem financiamento do desenvolvimento

Em 5 de julho, 20 organizações da sociedade civil brasileira e de cerca de dez outros países - entre elas a Abong -  conjugaram esforços e recursos e se reuniram em Brasília para dar continuidade ao processo de debate sobre o conjunto de questões relacionadas ao financiamento ao desenvolvimento, no compartilhamento das análises sobre as iniciativas tomadas por seus respectivos chefes de Estado e na busca de uma maior articulação entre os diversos atores. Como já informado no Nossa Opinião desta edição, esta reunião antecedeu o denominado Encontro do Grupo Piloto sobre Mecanismos Financeiros Inovadores: combatendo a pobreza por meio de projetos-piloto, ocorrido em 6 e 7 de julho.

 

A reunião também foi a forma encontrada para substituir o Fórum da Sociedade Civil, que se realizaria no dia 5, mas que não pôde ser concretizado pela não viabilização de patrocínios com empresas estatais, como relatado no Informes Abong 353.

 

Para o diretor geral da Abong, Jorge Eduardo Durão, a reunião da sociedade civil teve de enfrentar duplo desafio. De um lado, contribuir para recolocar no centro dos debates a agenda mais ampla, relativa à tributação internacional e à criação de novos impostos sobre as transações financeiras e os lucros das transnacionais, a luta contra os paraísos fiscais, entre outros.

 

E, de outro lado,  enfrentar a agenda imediata em torno da implantação da Central Internacional de Compras de Medicamentos. "Dada a heterogeneidade dos atores da sociedade civil presentes, e tendo em vista a falta de acúmulo no diálogo entre os diferentes tipos de organizações e redes, a reunião foi muito bem-sucedida, na medida em que viabilizou os consensos básicos que garantiram uma intervenção unitária da sociedade civil no diálogo com os governos."

 

Veja o discurso de Jorge Durão no Encontro do Grupo Piloto no site da Abong: www.abong.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca