ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

3544/07/2006 a 10/07/2006

1ª Conaes fortalece movimento de economia solidária

Para discutir os avanços da economia solidária (Ecosol) e a implementação de políticas para o setor no Brasil, aconteceu em Brasília, no período de 26 a 29 de junho, a 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária (1ª Conaes). Com o tema Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento, a 1ª Conaes foi promovida pelos Ministérios do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e contou com cerda de 1.200 pessoas, entre delegados(as) e convidados(as).

Como um dos delegados do Estado da Bahia, Adriano Raimundo Costa, assessor-técnico do subprograma do Movimento de Organização Comunitária (MOC) que acompanha e assessora empreendimentos da Agricultura Familiar e Economia Solidária conta que a nova lei do cooperativismo foi um dos temas que provocou muitas discussões na Conferência. Conforme ele, o Projeto de Lei 171, parado na comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, é um dos três projetos que pretende substituir a Lei do Cooperativismo (5.674), de 1971. "Este PL é polêmico em muitos pontos, principalmente quanto à pluralidade da representação de cooperativas. E existem diferentes posições."

Para Costa, a 1ª Conaes foi mais uma conquista dos movimentos de Ecosol na sua organização em nível nacional, nas definições de suas lutas e na constatação da diversidade de seus empreendimentos. "O movimento de Ecosol sai fortalecido como projeto de sociedade e como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil", ressalta. "E apesar dos grandes desafios, a Conferência foi um passo importante para Movimento de Ecosol se reconhecer como força política atuante e crescente no Brasil."

 

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca