ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

35220/06/2006 a 26/06/2006

Mulheres e homens construindo cidades de paz

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) elegeu, a partir de 2001, a Paz como tema para o seu trabalho até 2010. Para tal, teve por inspiração a Década para Superar a Violência, do Conselho Mundial de Igrejas. Em 2005, o tema foi Cidade de Paz e, em 2006, a Cese continua abordando a questão urbana, agora com um recorte de gênero, estabelecendo como lema Mulheres e homens construindo Cidades de Paz. "A eqüidade de gênero é um princípio ético norteador da ação da Cese e permeia todos os aspectos da sua organização interna e de sua relação com parceiros", salienta Eliana Rolemberg, secretaria executiva da Cese.

A ONG compartilha da avaliação dos movimentos populares de que o espaço urbano é, entre outros, um cenário de violação de direitos humanos, com a persistência da pobreza e exclusão social, um grave déficit de moradia, além de altos índices de violência e criminalidade. "Ao mesmo tempo, as mulheres sempre tiveram presença significativa nos movimentos comunitários, apesar de, ainda hoje, não se verificar a mesma presença de mulheres nas instâncias de direção dos movimentos", ressaltam as assessoras de Projeto da Cese, Mariângela Nogueira e Viviane Hermida.

Assim, ao trabalhar com este eixo temático, a Cese reconhece que as relações sociais de gênero desiguais são elementos estruturantes da vida urbana - bem como a desigualdade racial e a má distribuição de renda - e busca contribuir para o combate a todas as formas de expressão das desigualdades de gênero nas cidades. Para tal, tem várias ações previstas, entre elas, apoio a projetos e processos de formação.


Saiba mais: www.cese.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca