ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

35220/06/2006 a 26/06/2006

JOrnada de luta pela Reforma Urbana acontece dia 28

O dia 28 de junho será marcado por uma mobilização nacional: nesta data, acontecerá a Jornada de Luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade. A ação é uma iniciativa dos movimentos sociais urbanos Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Central de Movimentos Populares (CMP), Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA), da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana, e dos fóruns estaduais e regionais pela reforma urbana e pelo direito à cidade.

Em agosto de 2005, como lembra Regina Ferreira, assessora do Programa Direito à Cidade da Fase e membro da coordenação do FNRU, a Marcha Nacional da Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade marcou um momento importante para o movimento de reforma urbana: reuniu mais de 5 mil militantes dos movimentos populares urbanos, de mais de 20 Estados, para irem em Caravana a Brasília cobrar políticas urbanas. "Foi a primeira vez que um presidente do Brasil e que o presidente Lula recebeu em audiência o Fórum Nacional de Reforma Urbana, ouvindo as nossas demandas", destaca.

 

"Resultado: mais recursos para moradia popular em 2006, ampliação dos processos de participação popular na discussão das políticas urbanas - e a realização da Conferência das Cidades - e mais organização do próprio movimento, com a criação de vários fóruns locais e regionais por meio dos Comitês Estaduais da Marcha". Com isso, os movimentos resolveram manter a mobilização nacional em 2006, dando visibilidade aos ainda muitos problemas urbanos por meio da Jornada de Luta, em 28 de junho, com atos simultâneos nas principais cidades do país.


Olho no seu voto

Durante o dia 28, o FNRU lançará a Campanha Olho no seu voto, que terá prosseguimento até as eleições, com novas atividades. "Esta campanha, que tem como objetivo dar mais visibilidade à Plataforma da Reforma Urbana, uma plataforma mínima para que os próximos governantes e parlamentares, realmente comprometidos com cidades socialmente mais justas e democráticas, façam de todos e todas cidadãos e cidadãs."

Entre as várias expectativas de resultados com a Jornada de Luta estão: mobilizar mais de 10 mil pessoas nos diversos Estados, divulgando a Plataforma da Reforma Urbana; e realizar um amplo debate na sociedade sobre a problemática urbana, sensibilizando candidatos e candidatas para a reforma urbana e a garantia do direito à cidade para o conjunto da população.

Saiba mais sobre a Jornada e a Campanha, conheça a Plataforma e participe: www.forumreformaurbana.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca