ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

35030/05/2006 a 12/06/2006

Organizações lançam Centro de Comunicação e Juventude

Um seminário sobre Comunicação como um Direito Humano, com a presença de mais de 200 pessoas - principalmente jovens - consolidou em 6 de maio, em Recife, um projeto articulado entre oito organizações: o Centro de Comunicação e Juventude. As entidades idealizadoras atuam em Recife na Região Nordeste brasileira, são: Diaconia, Projeto Conexões de Saberes (UFPE),Escola de Formação Quilombo dos Palmares (Equip), Igreja Luterana do Brasil, Projeto Crescendo no Morro e os projetos de juventude Peixearte, Crescendo no Morro e Grupo Pé no Chão.

Gérson Flávio da Silva, jornalista, comunicador popular e coordenador administrativo-financeiro da Equip, conta que a proposta do Centro nasce do próprio trabalho desenvolvido por este conjunto de entidades e da constatação de que não há suficiente organização por parte da juventude do meio popular para atuar com a comunicação como direito humano. A Equip, neste sentido, foi uma das fundadoras e integra o Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), que tem como central a luta pela democratização da comunicação.

No processo de construção do projeto, informa Gérson, foram identificadas algumas "idéias-força" sobre o Centro de Comunicação e Juventude: Centro como possibilidade de formação e aprendizado; Centro como espaço de produção de informações e arte local; como espaço de articulação, organização e luta pela democratização dos meios de comunicação na sociedade; como possibilidade de investimento no potencial juvenil para geração de trabalho e renda e iniciação profissional; Centro gerando alternativas de auto-sustentabilidade e perspectivas de vida para jovens que se preparam para entrar no mundo do trabalho.

"Além de alcançar o seu objetivo principal, que é potencializar a organização da juventude do meio popular para atuar com a comunicação como direito humano, o Centro de Comunicação e Juventude busca capacitar a juventude do meio popular no campo da comunicação, visando, entre outros, a uma atitude crítica e criativa diante da realidade, contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas de comunicação para a juventude, viabilizar a criação de canais de comunicação para a juventude do meio popular", diz.

Conforme Gérson, com o início das atividades, o Centro pretende atender uma turma de 50 a 60 alunos(as) por ano, oferecendo bolsas de estudo e um programa que trabalhe as múltiplas linguagens da comunicação. O Centro já possui um local que funcionará como sede, situado no bairro de Casa Amarela, em Recife, que está sendo reformado e adaptado para ser equipado e melhor atender aos(às futuros(as) alunos(as).
http://www.perifearte.org.br/ccj/

 

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca