ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

34923/05/2006 a 29/05/2006

Fortalecimento da sociedade civil com ação estratégica é o destaque do relatório anual de atividades do MOC

Próximo de completar 40 anos de existência, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) continua com a proposta de apresentar um relato público de suas ações a cada ano. O Relatório Anual de Atividade 2005, que destaca o fortalecimento das organizações da sociedade civil, foi lançado no dia 18 de maio de 2006 e apresenta as ações desenvolvidas pelos programas de Água e Segurança Alimentar, Comunicação, Educação do Campo, Fortalecimento da Agricultura Familiar, Gênero e Políticas Públicas, além dos projetos especiais Vida Nova e Acesso à Terra.

 

Como diferencial, a apresentação do relatório teve a voz do público-alvo do MOC. Pessoas da Região Sisaleira relataram como as ações da organização estão interferindo no desenvolvimento regional e na transformação social. Jucélia Souza Santos, 22 anos, que mora no povoado Brava, no município de Teofilândia, foi uma das convidadas para apresentar seu relato. Integrante do Projeto Prosperar, ela atua prestando serviço de assistência técnica rural. "O trabalho coletivo foi o mais relevante para mim.

 

Depois deste trabalho, a minha auto-estima é outra, pois estamos orientando agricultores e desenvolvendo um trabalho útil na nossa própria comunidade, estimulando a discussão sobre agroecologia", afirma. A jovem também é uma das mulheres capacitadas para atuar como pedreira. Para ela, a construção das cisternas também ajudou a identificar até onde vai a capacidade física das mulheres. Além de funcionar como mais um momento de contato com as famílias. "Quando visito as casas para construir uma cisterna também levo meu conhecimento na área de agroecológica. Isto faz com que eu desenvolva uma troca com as famílias", explica.

 

Naidison Baptista, Secretário Executivo do MOC, compreende que "o relatório é uma prestação de contas pública aos nossos parceiros e a quem construiu conosco o trabalho em 2005, que foi um ano em que a agroecologia começou a marcar todo o trabalho de assistência técnica com os jovens e com as famílias. Também aconteceu a ampliação do acesso à água através das cisternas do P1MC, a construção de políticas públicas pelos jovens e as mulheres, a presença dos jovens nos trabalhos políticos e comunitários, os prêmios conquistados. Essas são algumas das conquistas que tentamos sistematizar neste relatório". (Por Klaus Minihuber)

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca