ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

3479/05/2006 a 15/05/2006

Preparando o II Fórum Social Mundial das Migrações

Em coletiva de imprensa, realizada nesta semana na prefeitura de Rivas-Vaciamadrid, Espanha, foi oficialmente lançado o II Fórum Social Mundial das Migrações. Com o lema Cidadania Universal e Direitos Humanos, o Fórum – coordenado pela Comissão Espanhola de Ajuda aos Refugiados (Cear), Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), Grito dos Excluídos Continental, Federação das Associações de Emigrantes e Refugiados da Espanha (Ferine) e a Prefeitura de Rivas – acontecerá de 22 a 24 de junho, em Rivas, e já conta com mais de 1.600 pessoas inscritas e 812 organizações pertencentes a 78 países.

 

Nos dias 4 e 5 de maio, reuniu-se em Barcelona (Espanha) o Comitê Internacional do FSMM, com mais de 70 pessoas participantes, com o objetivo de definir a metodologia e os conteúdos do evento. Os debates em torno dos nove eixos temáticos se darão em nove plenárias, 36 seminários e 24 oficinas. Estes eixos são: Impactos da Globalização, Direitos, Movimentos Migratórios, Asilo e Refúgio, Modelos de Convivência, Políticas Publicas, Exclusão Social, Coo-desenvolvimento e Comunicação.

 

O II FSMM conta com todo o apoio da prefeitura de Rivas-Vaciamadrid, por intermédio do prefeito Jose Masa. Já foram reservados todos os hotéis, e dependências necessárias. Está sendo também organizado um esquema de hospedagem solidária nas famílias desta comunidade. Rivas, uma cidade de 54 mil habitantes, situa-se a 12 quilômetros do centro de Madrid. Foi escolhida para sediar o II FSMM não apenas por sua infra-estrutura, mas, sobretudo, por sua administração democrática e solidária com a causa antineoliberal.

 

O II FSMM orienta-se por uma crítica radical as políticas neoliberais e à globalização, que não gera empregos e concentra cada vez mais as riquezas; que defende o livre-comércio, mas dificulta o acesso aos diretos, elimina barreiras comerciais, porém impede a livre circulação das pessoas; enfim, contra a política que globaliza a miséria e não o progresso, a dependência e não a soberania, a competitividade e não a solidariedade.

 

A reunião de Barcelona decidiu prolongar até o dia 25 de maio o prazo para a inscrição de atividades, como última possibilidade das organizações participarem. Todos(as) que desejarem mais informações sobre como participar do Fórum, (metodologia, atividades, hospedagem etc), poderão obtê-las a partir dos próximos dias, no site do II FSMM: www.fsmm2006.org. (Por Luiz Bassegio).

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca