ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

34611/04/2006 a 24/04/2006

Valorização dos profissionais de educação é tema da Semana Ação Mundial 2006

A Semana de Ação Mundial acontece no mundo inteiro para fazer do direito à educação uma realidade. Promovida pela Campanha Global pela Educação, esta grande mobilização tem o objetivo de pressionar governos e líderes mundiais a cumprir suas promessas referentes à educação.

No Brasil, desde 2001 a Campanha Nacional pelo Direito à Educação realiza a Semana de Ação Mundial, que neste ano acontecerá de 24 a 30 de abril, em mais de cem países. Em 2005, com o tema Chega de Desigualdades! Educar para superar a pobreza, mais de 70 mil pessoas participaram das várias atividades em todo o país.

Há atividades previstas para acontecer em todo o país até 5 de maio. Será trabalhada a idéia de que um educador e uma educadora de qualidade é direito de toda a sociedade, bem como uma das condições fundamentais para se alcançar uma educação pública de qualidade para todos e todas.

Em 26 de abril, haverá audiência no Congresso Nacional, quando a Campanha lançará os resultados do estudo de Custo Aluno Qualidade (CAQ), exigindo que ele seja levado em conta na definição dos valores referenciais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). "Fundeb e CAQ estão estreitamente relacionados com a valorização dos profissionais da educação. O Fundeb prevê a implantação do Piso Salarial Nacional para a categoria, e na composição do CAQ proposto pela Campanha, os gastos com pessoal representam 80% do cálculo", explica Denise Carreira, coordenadora geral da Campanha.


Semana no FSB de Recife

As primeiras atividades da Semana de Ação Mundial 2006 ocorrerão durante o Fórum Social Brasileiro (20 a 23 de abril), em Recife. Depois de uma marcha pelo direito à educação durante a abertura do Fórum, o Comitê Pernambuco da Campanha, coordenado pelo Centro de Cultura Luiz Freire, promoverá o debate O que o professor espera da sociedade e o que a sociedade espera do professor, com data a ser confirmada.


Ocupação da Assembléia Legislativa no Ceará

O Comitê Cearense da Campanha, dirigido pelo Cedeca-CE, pretende ocupar a Assembléia do Estado no dia 26 de abril, data nacional de defesa à educação. No dia 20 de abril, o Comitê fará um debate sobre o Fundeb, com a participação de representantes do MEC e da Secretaria de Educação Estadual.


Como participar

Nos Estados e municípios, entidades, grupos locais e escolas terão um amplo leque de atividades para desenvolver durante a Semana, como dossiês sobre a situação dos(as) profissionais de educação de suas escolas, eventos nas Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas, entre outras possibilidades. A Campanha está preparando um material de apoio às ações locais, que será distribuído em breve.


Participe: (11) 3151-2333, r.133 e 143. E-mail: campanha@acaoeducativa.org

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca