ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

34321/03/2006 a 27/03/2006

Inscrições para o II Fórum Social Brasileiro estão abertas

No período de 20 a 23 de abril de 2006, acontecerá em Recife (PE) o II Fórum Social Brasileiro: caminhos para um outro mundo possível - a experiência brasileira - também conhecido como o Fórum de abril.


As inscrições de entidades, atividades e participantes já estão abertas. As organizações que propuserem atividades poderão se inscrever no site do II FSB até o dia 10 de abril. As inscrições de atividades também se encerram em 10 de abril (meia-noite, horário de Brasília). O prazo final para as entidades que só levarão delegados(as) é maior: 18 de abril. As inscrições de participante individual também irão até 18 de abril. As fichas de inscrição, bem como várias outras informações estão disponíveis no site do FSB: www.fsb.org.br.


Construindo o FSB

Márcia Larangeira, representante da Abong na Comissão de Metodologia do FSB e coordenadora de comunicação da ONG SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia conta que o processo de construção deste segundo FSB está se desenvolvendo por meio do diálogo entre redes, articulações, movimentos e organizações que têm participado dos processos Fórum Social Mundial - incluindo a construção do I FSB, que aconteceu em Belo Horizonte, em 2003, e também o Fórum Social Nordestino, realizado no Recife, em 2004. "A proposta central é de que este II Fórum Social Brasileiro seja um Fórum Social Temático, centrado no debate sobre a experiência política brasileira, na ótica dos movimentos e organizações da sociedade civil que se opõem à hegemonia do capital e a toda e qualquer forma de imperialismo. É justamente aí que ele se renova como proposta", aponta.


Nesse sentido, segundo Márcia, a avaliação é de que há interesse internacional em acompanhar o desenvolvimento das lutas sociais pela radicalização da democracia, no sentido da transformação social, e a experiência do atual governo.


A Abong tem participado ativamente na articulação da construção do II FSB, junto com outras redes, articulações e outros movimentos e por meio da presença no Comitê Organizador e nas Comissões de Infra-Estrutura, Comunicação e Metodologia. "A Abong está mobilizando suas associadas e, também, articulando atividades autogestionadas em parceria com outras organizações", informa Márcia. "É importante as organizações articularem atividades autogestionadas e fazerem as inscrições o mais rápido possível, pois após o prazo final, 10 de abril, inicia-se o processo de aglutinação."

O programa do II FSB será organizado por quatro grandes Áreas de Diálogo: 1. Os sujeitos políticos e suas relações; 2. Projetos de desenvolvimento alternativo ao neoliberalismo; 3. A resistência antiimperialista e alternativas de integração solidária; 4. Democratizar o Estado: por uma nova institucionalidade.
Saiba mais também pela Secretaria do II FSB (Instituto Paulo Freire: (11) 3021-0670 e secretaria@fsb.org.br; e pela Secretaria de Apoio em Recife (SOS Corpo): (81) 3087-2071 e secretariape@fsb.org.br .

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca