ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

34321/03/2006 a 27/03/2006

Articulação de Mulheres Brasileiras: uma luta contidiana

A AMB, surgida em 1994, se constitui de fóruns, redes, articulações e núcleos estaduais que se organizam em todos os Estados do Brasil e Distrito Federal. Neste mês de março, além de várias outras atividades, foram realizadas vigílias pelo fim da violência contra as mulheres de canto a canto do país. Em março, a AMB reafirmou também a mobilização em torno à luta pela ampliação dos direitos previdenciários, pela inclusão das creches na política de educação básica, pelo fim da guerra. Somam-se a estas manifestações a defesa da legalização do aborto, como uma questão prioritária.

 

Na próxima semana (29/3 a 2/4), o comitê político da AMB – integrado por representantes de todos os Estados – e organizações do movimento de mulheres convidadas - estarão reunidos em Itamaracá/PE. Além de deliberar sobre as prioridades de nossa ação política para este ano, a reunião anual do comitê será antecedida de um Curso sobre Orçamento Público e Seminário Nacional Feminismo Anti-racista e Transformação Social.

 

Em abril, marcaremos nossa presença em Recife. A ampliação do diálogo e da construção de alianças com outros sujeitos políticos tem desafiado a todos(as) nós que atuamos nos movimentos sociais. E é nesta direção que a AMB tem participado da construção do processo Fórum Social Mundial e das suas versões locais e regionais. Acreditamos que o Fórum Social Brasileiro, o chamado Fórum de Abril, está desafiado a apontar novas direções para o aprofundamento desta construção de alianças e para a confluência de ações comuns.

 

São muitos os desafios que estão colocados para alcançarmos uma transformação da política, do Estado, da economia e da vida social. Nestes últimos anos, a Plataforma Política Feminista - construção coletiva de vários setores do movimento feminista brasileiro - tem orientado a ação da AMB. A atualidade contida na sua análise e propostas para a sociedade brasileira vem reafirmar a sua referência neste ano de eleições majoritárias no país.

Lutamos cotidianamente para transformar o sistema de poder instalado, que é a um só tempo patriarcal, racista e capitalista. Nas vigílias, atos, passeatas e marchas, colocamos nossa energia, nossa confiança na transformação social e num mundo de igualdade e diversidade. E 2006 está sendo um ano de muitos desafios, mas estamos todas com muita disposição para enfrentá-los! (Por Carla Batista)

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca