ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

34214/03/2006 a 20/03/2006

Ceará trabalha para implantar o Consórcio Social da Juventude Rural

Em 7 de março, com a realização do Seminário Políticas Públicas Para a Juventude: Construção do Consórcio Social da Juventude Rural no Ceará, o Estado deu início à formação de um Consórcio Social da Juventude Rural. Antes do Ceará, apenas o Piauí construiu um Consórcio desta natureza, de âmbito estadual.

A exemplo do Consórcio Social da Juventude, que acontece em diversas cidades do país desde 2004, este consórcio pretende capacitar profissionalmente dois mil jovens de baixa renda, desta vez de comunidades rurais, estimulando-os(as) a permanecer no campo, discutindo alternativas de renda e inserindo parte deles(as) no mercado de trabalho.

No seminário, a idéia do Consórcio foi apresentada à sociedade civil e o Centro de Estudos do trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) foi eleito entidade âncora. Em abril, um novo seminário definirá o processo de seleção para as entidades interessadas em participar, bem como o Conselho Gestor que acompanhará as ações. O próximo passo será elaborar o projeto e encaminhá-lo ao Ministério do Trabalho e Emprego juntamente com o Plano de Trabalho.

Considerando as especificidades do meio rural, o Consórcio Social da Juventude Rural deve trabalhar a inserção dos(as) jovens por meio do acesso ao crédito fundiário, como Pronaf Jovem e Nossa Primeira Terra, oferecendo as condições básicas necessárias de acesso à terra e assegurando a permanência dos(as) jovens no ambiente rural por meio da estruturação das unidades produtivas, elevando a melhoria da qualidade de vida. Além disso, o Consórcio pode investir na inserção tradicional por meio de empregos no mercado formal de trabalho.

A experiência, vinculada ao Ministério do Trabalho (Programa Primeiro Emprego) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (Secretaria do Reordenamento Agrário) já acontece localmente em algumas cidades do interior brasileiro, inclusive no Ceará, onde é desenvolvido pela Fetraece nas regiões dos municípios de Trairi, Pentecoste e Itapipoca.

Com o lançamento deste Consórcio Social da Juventude Rural do Ceará, o programa avança significativamente e passa a envolver todos os territórios do Estado. (Por Mariana Toniatti).

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca