ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

3417/03/2006 a 13/03/2006

Bahia: índias e camponesas debatem sua luta por terra

Um encontro na Aldeia Caramuru, das índias Pataxó Hã-Hã-Hãe, celebrará o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, com atividades que terão por objetivo fortalecer a articulação e a organização das mulheres indígenas e camponesas. A Aldeia localiza-se no município de Pau Brasil, no sul do Estado da Bahia. A ação antecede um encontro regional, que contará também com mulheres do meio urbano.

Com o tema As mulheres Indígenas e camponesas na luta pela Posse da terra, a pauta prevê debates como a missão das mulheres indígenas e camponesas em suas comunidades e o papel da mulher indígena e camponesa na sociedade hoje, suas motivações e conquistas.

O encontro conta com a assessoria do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que há 20 anos acompanha este movimento das mulheres indígenas. “As mulheres indígenas e camponesas se organizam na região há alguns anos, no fortalecimento da luta pela recuperação da terra”, conta Alda Maria Oliveira, educadora missionária do Cimi. Conforme ela, essa região foi e é marcada por fortes conflitos em disputas pela posse da terra. “Cresceram, assim, o derramamento de sangue, a perda de parentes, índias e índios sonhando em retornar ao seu território tradicional, tomado por fazendeiros, e os(as) sem-terra, com o sonho em conquistar um pedaço de terra para a sobrevivência de sua família.” www.cimi.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca