ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

3417/03/2006 a 13/03/2006

Fórum Mundial de Educação tem início dia 23

A cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, deverá receber, no período de 23 a 26 de março, cerca de 20 mil pessoas para o Fórum Mundial de Educação Temático. Esta será a segunda edição deste fórum internacional com o tema Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. A primeira, ocorreu em São Paulo, em abril de 2004.

Salete Valesan Camba, integrante da Secretaria Executiva do Fórum Mundial de Educação (FME) e diretora de Relações Institucionais do Instituto Paulo Freire (IPF), lembra que o FME nasce em 2001, no primeiro Fórum Social Mundial, tendo seu primeiro encontro em outubro de 2001, em Porto Alegre. O quarto encontro aconteceu em janeiro deste ano, em Caracas, durante o Fórum Social Mundial. “A partir de 2002, tivemos vários encontros temáticos, regionais e nacionais, em diferentes países”, informa.

Sérgio Haddad, diretor de relações internacionais da Abong e coordenador geral da ONG Ação Educativa, ressalta a importância do tema proposto para o FME: “Considerar a cidade como um espaço educador é fundamental no sentido de humanizá-la”, ressalta. “A cidade, a pólis, é o espaço onde o(a) cidadão(ã) vive, trabalha, convive, participa, portanto, é um espaço que contempla o cotidiano de qualquer pessoa. Ele não deve e não pode ser discriminador, desumanizador, mas, sim, valorizador da vida e da saúde democrática, onde todos e todas podem e devem aprender e ensinar.”

Vários aspectos importantes e algumas novidades se destacam com essa segunda edição temática do FME, na opinião de Salete. Entre eles, ser o primeiro grande encontro que acontece em uma Região que não é uma capital ou grande cidade; ser um encontro que nasceu da necessidade de discutir uma questão crucial para a sociedade hoje - educação e violência. “Além disso, o FME é um processo que possibilita a transformação local e global da educação e dos sujeitos.”

O FME de Nova Iguaçu terá atividades autogestionadas, conferências, atividades culturais. Também acontecerão o FME Infanto-Juvenil, Feira de Economia Solidária, Feira Educacional e de Cultura e a Exposição de projetos, programas, trabalhos de pesquisas – com mais de 400 posteres.
Saiba mais: http://www.forummundialeducacao.org/

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca