ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

33513/12/2005 a 19/12/2005

Vida Brasil é destaque mundial na área da deficiência

A ONG baiana Vida Brasil ultrapassou o assistencialismo e o paternalismo presentes na cultura brasileira, propondo uma abordagem da deficiência como um direito que só pode ser garantido mediante a participação e a mobilização tanto das pessoas com deficiência como de suas entidades representativas. Esta é uma das conclusões da pesquisa A construção do outro na intervenção humanitária: O caso das pessoas com deficiência brasileiras, da Universidade de Laval (Canadá), que teve como foco verificar como os conceitos e idéias na área da deficiência são construídos e como se concretizam em ações para este público.

A pesquisa durou mais de dois anos e incluiu análises sobre a parceria da Vida Brasil com a Handicap International, reconhecido organismo de cooperação internacional, ganhador de prêmio Nobel da Paz em 1997. Foram responsáveis pelo estudo Francine Saillant, pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidade de Laval, e Patrick Fougeyrollas, diretor do Instituto de Reabilitação e Pesquisa sobre Pessoas com Deficiência (Canadá) e um dos principais teóricos na elaboração e disseminação do modelo social da deficiência. 

De acordo com Damien Hazard, coordenador da ONG e diretor do Regional Abong Nordeste 2, Vida Brasil atingiu destaque mundial na área dos direitos de pessoas portadoras de deficiência por ter sido pioneira em apresentar e aplicar o modelo social da deficiência, se contrapondo ao modelo médico. "Pelo modelo social, os fatores ambientais são a causa da situação de deficiência e exclusão das pessoas. Logo, é a sociedade que deve se adaptar, respeitando as diferenças para permitir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades", salienta. "A acessibilidade é um direito humano que não pode ser separado dos direitos sociais, políticos, econômicos, ambientais e culturais." www.vidabrasil.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca