ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

3308/11/2005 a 14/11/2005

Iniciativa resgata acervo histórico do vídeo popular no Brasil

Em parceria com os projetos Cinema e Vídeo Brasileiro nas Escolas e Vídeo Cultura e Trabalho, da ONG Ação Educativa, o Coletivo de Ex-Integrantes da Associação Brasileira de Vídeo Popular (ABVP) iniciou um trabalho de recuperação do acervo da Associação. 

Como parte das atividades de formação dos dois projetos, que envolvem docentes da rede pública municipal e estadual e jovens do ensino médio de várias regiões da capital paulista, estão sendo realizadas oficinas que produzirão um relatório sobre as condições físicas atuais do acervo. Ao todo, são cinco encontros, de duração de três horas: dois aconteceram em outubro e outros três, nos dias 5, 19 e 26 de novembro, sempre a partir das 15 horas, na Ação Educativa. 

No primeiro encontro, foi apresentado um histórico da ABVP, com exibição de trechos de vídeos selecionados do acervo. Nas próximas oficinas, os participantes botarão as mãos nas fitas, identificando a situação de cada matriz e de cada cópia, hoje armazenadas de maneira improvisada e sem os devidos cuidados que esse tipo de material necessita. 

Com o relatório em mãos, o grupo responsável pela iniciativa buscará parcerias para a recuperação total e digitalização imediata deste raro e importante acervo, que conta a história dos movimentos sociais e populares do Brasil nas décadas de 1980 e 1990 por meio do audiovisual. 

As oficinas e as discussões sobre os próximos passos são abertas a todas as pessoas interessadas e as atividades são gratuitas. Informações sobre as oficinas: (11) 3151-2333, ramal 151 e (11) 9937-2885, com Marco Meirelles.


Breve histórico

A ABVP foi criada em 1984 com o objetivo de incentivar iniciativas de vídeo - distribuição, capacitação e informação - junto aos movimentos sociais e populares. Constituiu-se, ao longo de duas décadas, em um espaço de discussão e reflexão acerca da produção videográfica alternativa popular, consolidando-se como um dos principais atores no debate e nas experiências de democratização da comunicação no Brasil, tornando-se, inclusive, referência na América Latina. Nesse período, acumulou um acervo de aproximadamente 500 títulos que, provenientes de todo o país, versam sobre as mais diversas áreas, como reforma agrária, sexualidade, gênero, saúde, questões étnicas e raciais, meio ambiente, entre outras.


Em 2002, após resistir por mais de cinco anos a uma forte crise política e financeira, a Associação foi encerrada e o Coletivo de Ex-Integrantes assumiu o compromisso de dar um destino ao acervo, com base no princípio do acesso público. Todas as pessoas interessadas em saber mais ou participar desse processo são muito bem-vindas e podem contatar o grupo pelo correio eletrônico coletivoabvp@yahoo.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca