ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

3291°/11/2005 a 7/11/2005

Mutirão por um novo Brasil reúne mais de 6 mil pessoas

Unir, num mutirão efetivo, as forças sociais favoráveis à construção de um Novo Brasil. Este foi o objetivo central da Assembléia Popular: Mutirão por um novo Brasil, como informa Ivo Poletto, assessor da Cáritas Brasileira e da 4a Semana Social - CNBB, entidades que estiveram na organização desta grande ação, juntamente com Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Campanha Jubileu Sul, CPT, entre outras. 

A Assembléia aconteceu no período de 25 a 28 de outubro, em Brasília, e reuniu mais de 6 mil pessoas, representações de ONGs, entidades sociais, igrejas, pastorais, movimentos sociais, organizações sindicais. "Foi muito significativa a participação de protagonistas do novo Brasil: povos indígenas, quilombolas, camponeses, negros, mulheres, jovens", avalia o assessor da Cáritas. Ele lembra que o Mutirão foi um espaço de sistematização do que já se elaborou como proposta de projeto popular nas muitas Semanas Sociais, Assembléias Populares estaduais e em atividades de movimentos e ONGs. 

Como resultados, a Assembléia assumiu três documentos. O primeiro, O Brasil que queremos, tem caráter estratégico, com duas visões do país. O segundo, uma Carta à sociedade brasileira, trata da realidade em que se vive no país. O terceiro, Nossos próximos passos, contém os compromissos assumidos na forma de bandeiras de luta comum e na de agenda comum de ações para 2006. 

"Deverá acontecer uma nova Assembléia Popular em 2006, para decidir sobre a autoconvocação como Assembléia Popular permanente", diz Poletto. "É tal o descrédito na democracia representativa que a cidadania se sente desafiada a assumir a criação de outros espaços de participação nas decisões que dizem respeito a vida das pessoas, caminhando na direção da democracia direta." www.assembleiapopular.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca