ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

3291°/11/2005 a 7/11/2005

Socioeconomia solidária: um debate internacional

Há três anos, quando a coordenadora geral do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), Margarida Pinheiro, participou de um seminário sobre socioeconomia solidária no Rio de Janeiro, promovido pelo Centro de Ação Comunitária (Cedac), nasceu a idéia de fazer o I Seminário Internacional de Socioeconomia Solidária do Ceará. “Aqui temos muitas experiências interessantes de socioeconomia solidária. Então, pensei: por que não fazer no Ceará um evento de caráter internacional, onde pudéssemos trocar experiências?


O que era desejo começou a virar realidade na segunda metade de 2004, com a elaboração de um projeto e a chegada de um parceiro importante, o Instituto Florestan Fernandes. Nesse tempo de amadurecimento e trabalho, outros nomes se juntaram ao grupo que ajudou a organizar o evento: Associação Cristã de Base (ACB) do Crato, Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador (Ceat), Sobral, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), Coocredi, CUT/CE, Fetraece, Fundesol, Instituto Palmas e Instituto Terrazul. Além dessas parceiras, o I Seminário conta com diversos apoios, entre eles, o da Rede Cearense de Socioeconomia Solidária, da Prefeitura de Fortaleza e das agências de cooperação internacional, Cordaid e DED.

 

Assim, unindo forças, o I Seminário Internacional de Socioeconomia Solidária do Ceará acontecerá entre os dias 8 e 12 de novembro de 2005, em Fortaleza. Por aqui, devem passar cerca de 300 pessoas, vindas de todos os cantos do Brasil e de países como Venezuela, Argentina, Guatemala, México, Canadá, Itália, Espanha e Cabo Verde.

 

A tônica do Seminário estará na vivência, na troca de experiências concretas de práticas da socioeconomia solidária que acontecem no Brasil e no mundo. Essa troca ocorrerá em cinco mandalas, que versam sobre os seguintes temas: Finanças solidárias: o desafio do crédito; A ecologia e a produção nas práticas de Economia Solidária; Comércio Justo e Solidário: como fazer; A Socioeconomia Solidária e a participação da mulher; o Cooperativismo autogestionário e popular.

 

Após os quatro dias de debates, os grupos de cada mandala fecharão propostas e idéias de práticas e interfaces da socioeconomia solidária. O resultado das mandalas é fomento para a elaboração de políticas públicas e para a dinâmica de toda a sociedade civil, produtora e consumidora, que também deve adotar em seu dia-a-dia práticas e ideais da Socioeconomia Solidária. Durante o encontro, o Centra lançará diariamente notícias pelo seu site: www.cetra.org.br.  (Por Mariana Toniatti).

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca