ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

32718/10/2005 a 24/10/2005

África-Brasil: mídia e igualdade racial em debate internacional

Igualdade racial: um desafio para a mídia. Este foi o tema central do Encontro Internacional África-Brasil, ocorrido em São Paulo, no período de 12 a 14 de outubro, e promovido pela Universidade de São Paulo, por meio do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), o Sesc-SP e o Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação de Genebra (Suíça). 

Com a participação de representações de nove países africanos e do Brasil, o objetivo desta ação, que reuniu mais de 500 pessoas, foi promover um programa internacional de estudos entre jornalistas, comunicadores(as), pesquisadores(as), educadores(as), lideranças políticas e agentes culturais sobre os desafios que as questões relacionadas à raça e à etnia apresentam para a mídia e os processos de comunicação, na África e no Brasil.

Além de promover relatos de experiências e análises de natureza antropológica, política e cultural, o encontro destinou-se à celebração de compromissos para a implementação de ações coletivas e de políticas públicas voltadas à igualdade racial. 

A Abong apoiou a iniciativa e teve a diretora do seu Regional Nordeste 1 e coordenadora da ONG Cenap (PE), Mônica Oliveira, como uma das palestrantes da mesa-redonda Políticas sobre ações afirmativas, ocorrida no dia 14. "A desigualdade tem sido nossa marca de origem como nação", salientou a diretora da Abong em sua apresentação. Nesse sentido, Mônica informou que a Abong, em sua assembléia de 2003, definiu raça e gênero como pontos centrais de suas ações. 

Os debates e análises de três dias resultaram na Declaração de São Paulo sobre igualdade racial como desafio para a mídia - em que os(as) congressistas pedem, entre outros, a continuação da experiência em algum país da África. 

Para o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP e um dos coordenadores do evento, além de promover a aproximação entre profissionais, o Encontro teve como um dos pontos fortes uma experiência educomunicativa: "70 adolescentes de escolas públicas e do Colégio São Luis fizeram a cobertura do evento, transmitindo os debates ao vivo por meio da webrádio: www.usp.br/nce." http://www.saoluis.org/africabrasil/

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca