ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

32427/09/2005 a 3/10/2005

IBASE promove conversas com Betinho

Em 3 de novembro deste ano, Herbet de Souza - o Betinho - comemoraria 70 anos de vida. E, diga-se de início, uma grande vida de lutas pela promoção da justiça social no Brasil. Em sua homenagem, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) - do qual Betinho foi fundador - está promovendo, desde agosto, o ciclo Conversas com Betinho - uma série de eventos para homenagear o sociólogo.

"Com esta homenagem, o objetivo maior do Ibase foi trazer para hoje questões que Betinho levantou no passado e que estão muito atuais, ou seja, discutir na nossa conjuntura debates das décadas anteriores, mas que permanecem na ordem do dia", conta Dulce Pandolfi, diretora do Ibase e pesquisadora do CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas (RJ). "A idéia é ficar no presente e olhar para o futuro por meio do pensamento do Betinho." 

Criativo e original - como bem diz Dulce -, militante desde a juventude, Betinho encabeçou a formação e ações de importantes organizações e movimentos, entre elas: foi um dos fundadores e um dos principais dirigentes da Ação Popular (AP), criada em 1962 com o objetivo de implantar o socialismo no Brasil; exilado de 1971 até 1979, em 1980, ajudou a fundar o Instituto de Estudos da Religião (Iser) e, a seguir, o Ibase. Foi também fundador e principal articulador da Campanha Nacional pela Reforma Agrária. 

Após contrair Aids em 1985, em função da hemofilia, Betinho, ao invés de se abater, arvorou-se em outro desafio: Em 1986, ajudou a fundar a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), uma das primeiras do país nesta área, da qual foi presidente durante 11 anos. Em 1991, Betinho participou da criação da Abong, sendo nomeado seu presidente de honra. Em 1992, integrou a liderança do Movimento pela Ética na Política, que culminou no impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Esta ação serviu de base, nesse mesmo ano, para a maior mobilização da sociedade brasileira em favor das populações excluídas: a Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida. Betinho morre em 9 de agosto de 1997, aos 61 anos. 

Por isso, o projeto Conversas com Betinho é muito grande. "Betinho apostou o tempo todo na mobilização da sociedade pois ele acreditava muito na força social como poder de transformação e pressão", salienta Dulce. 

Entre as atividades programadas para o período de agosto a novembro, o Ibase realiza, em parceria com o jornal O Globo e a Petrobras, um ciclo de debates de temas da conjuntura - um por mês - no auditório do Globo. Em meados de setembro, tiveram início as Conversas com Betinho nas Escolas, que acontecem inicialmente em cerca de dez escolas do Rio de Janeiro, públicas e privadas. Em 3 de novembro, data do nascimento de Betinho, o Cine Odeon será o palco de uma grande festa, com exibição de documentário, show musical e lançamento de uma publicação, que teve apoio da Caixa Econômica Federal, baseada em documentos de Betinho - e cujo nome Dulce mantém ainda em segredo.


Participe: http://www.conversascombetinho.org.br/
Ibase: www.ibase.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca