ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

32213/09/2005 a 19/09/2005

RMA pede unidades de conservação para as araucárias já!

A Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) quer a criação imediata das oito Unidades de Conservação (UCs) prometidas pelo Ministério do Meio Ambiente durante a Semana da Mata Atlântica, realizada em maio deste ano. A RMA congrega cerca de 300 entidades, de 17 Estados brasileiros, com ocorrência do bioma Mata Atlântica. E esta é a nova etapa da campanha SOS Araucárias, lançada em 2003.


A criação das UCs foi baseada em estudo, elaborado por um Grupo de Trabalho que reúne técnicos(as) do MMA, Ibama, universidades, ONGs, entre outros setores. As consultas públicas já foram concluídas, com a realização de dez reuniões em sete municípios. As áreas em questão ficam no Paraná (cinco UCs) e em Santa Catarina (três). 

Conforme a coordenadora da RMA, Miriam Prochnow, houve uma reunião em junho com a ministra Marina Silva, quando foram informados(as) de que os estudos ainda não estavam concluídos, mas que o MMA mantinha seu compromisso em criar as UCs com a conclusão dos processos.


Mas há quem se oponha a esta ação: "São setores ligados aos madeireiros, que sempre exploraram a floresta com araucárias e querem continuar explorando ou substituindo por pinus, e que têm, inclusive, apoio de deputados e de algumas pessoas dos governos estaduais", informa Miriam. "Eles impediram a realização de três consultas públicas, que tiveram de acontecer em outra data com aparato policial. Esses setores também têm veiculado que a criação das UCs trará o caos para a região, difamando os ambientalistas que lutam pela floresta." 

Para participar desta campanha, a RMA solicita que sejam enviados todos os tipos de correspondência para o Ministério do Meio Ambiente, demonstrando que a sociedade brasileira quer, sim, a proteção dessas florestas. Veja formulário e mais informações no site da RMA: www.rma.org.br/sosaraucarias/

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca