ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

3216/09/2005 a 12/09/2005

10 de setembro: dia da faixa branca

Em 10 de setembro, as representações integrantes da Chamada Global para a Ação contra a Pobreza (Global Call for Action Against Poverty - GCAP), uma das maiores alianças já organizadas pela sociedade civil em todo o mundo, promovem mais um Dia da Faixa Branca. A GCAP nasceu durante o V Fórum Social Mundial, com o objetivo de pressionar governantes a implementarem políticas púbicas nacionais e internacionais de combate à pobreza. O dia 10 foi escolhido por ser data próxima à Assembléia Geral da ONU, e que fará, no dia 14, em Nova Iorque uma análise dos cinco anos das Metas do Milênio, seus avanços e retrocessos. 

No Brasil, como já divulgado no Informes Abong 311, várias ONGs e Redes, como a Abong e Inter-Redes, participam desta Ação, que tem sua secretaria nacional a cargo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Aqui, o Dia da Faixa Branca está sendo organizado pela coordenação nacional da Chamada Global, composta pelas seguintes organizações: Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas (Ibase), Inesc, Fórum Nacional de Reforma Urbana, Action Aid, ISP, Oxfam e MST. "Milhares de pessoas em todo o mundo farão manifestações em locais estratégicos de seus países. No Brasil, as manifestações estarão concentradas no Rio de Janeiro, por ser um sábado - e a praia é o local perfeito para a ação", informa Luciano Cerqueira, pesquisador do Ibase (RJ). O evento, que conta também com o apoio da Novib e a parceria do Teatro do Oprimido, será transmitido para mais de 70 países via Internet. "Por isto, a Praia de Ipanema: queríamos um lugar de fácil identificação pelas pessoas de outros países". 

A programação no Rio de Janeiro inclui: caminhada pela praia de Ipanema - saindo do posto 10 até o Arpoador. Durante a caminhada, serão distribuídos panfletos e pulseiras brancas, cor símbolo da campanha. "Queremos que o governo brasileiro adote medidas eficazes contra a pobreza. E vamos, com a campanha, mostrar como as pessoas "comuns" podem ajudar a reduzir a pobreza no mundo", diz Luciano. À noite, ocorrerá uma festa-mobilização no Clube dos Democráticos (Lapa), a partir das 22 horas. O Clube foi, durante muitos anos, palco de manifestações que marcaram a história de luta por justiça. 

Participe! Mais informações com o Ibase: www.ibase.br

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca