ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

31114/06/2005 a 20/06/2005

GCAP: a Ação Global Contra a Desigualdade e a Pobreza

Afim de pressionar governantes a implementarem políticas que objetivem o fim da pobreza, foi lançada em Porto Alegre, durante o V Fórum Social Mundial, a Chamada Global para a Ação contra a Pobreza (Global Call for Action Against Poverty - GCAP), uma das maiores alianças já organizadas pela sociedade civil em todo o mundo. No Brasil, a secretaria executiva da GCAP-Brasil está a cargo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Várias ONGs e redes participam da Chamada, como a Abong e a Inter-Redes.

A GCAP defende políticas públicas nacionais e internacionais de combate à pobreza, que sejam democráticas, transparentes e passíveis de controle por parte dos cidadãos e cidadãs. Para isto, propõe três temas focais: a justiça nas relações comerciais; o cancelamento das dívidas dos países e o aumento real no volume e na qualidade da ajuda oficial para o desenvolvimento. Além de apoiar ações nacionais ao longo de 2005, o GCAP definiu três grandes momentos de mobilização, para mostrar às lideranças mundiais o maciço apoio ao combate à pobreza: serão os Dias da Faixa Branca, quando pessoas de todo o mundo usarão a faixa branca, símbolo da GCAP, amarrada ao corpo, para demonstrar apoio à iniciativa. Em 2005, esses dias acontecerão em: 1o de julho, com a reunião do G-8, em Gleneagles, Escócia; 10 de setembro, com a Cúpula da ONU, em Nova Iorque; de 13 a 18 de dezembro, com a Reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio, em Hong Kong.

Conforme Jair Pereira Barbosa Júnior, assessor de comunicação social do Inesc, além das mobilizações nas datas-chave, estabelecidas para todas as plataformas, a secretaria brasileira está prevendo que as demandas se agreguem com outras agendas de movimentos sociais. "Construímos um calendário dos movimentos até o final do ano", informa Jair. "Também estamos promovendo, junto ao Congresso Nacional, a realização de audiências públicas para debater a questão econômica e as metas do milênio, entre outros temas que tem intersecção com a Chamada." 

Saiba mais sobre a GCAP e participe: jairb@inesc.org.br. Sites: www.inesc.org.br e www.whiteband.org.br .

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca