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informes - ABONG

3107/06/2005 a 13/05/2005

ABONG: pluralidade, projeto político, identidade

Integram a Abong organizações de grande diversidade temática e de público-alvo atendido, como mostra o último levantamento do seu Perfil, realizado em 2004 e atualmente em processo de análise. A título de exemplo, os seguintes temas são indicados por pelo menos 20% das organizações associadas: educação, organização popular/participação popular, justiça e promoção de direito, fortalecimento de outras ONGs/movimentos populares; relação de gênero e discriminação sexual, trabalho e renda, saúde e meio ambiente. Entre os públicos, considerando a mesma faixa porcentual, encontram-se: organizações populares/movimentos sociais; mulheres; crianças e adolescentes; população em geral; trabalhadores/as rurais/sindicatos rurais, outras ONGs e professores/as.

 

Como, então, falar de identidade dessas ONGs? Os debates feitos nos últimos anos pelo Programa de Desenvolvimento Institucional da Abong sobre esta temática indicam que se deve olhar para pelo menos três características das ONGs, na tentativa de responder a esta pergunta: o seu projeto político; as alianças que estabelecem nas lutas por mudanças sociais, marcando o seu pertencimento a um determinado grupo de organizações e movimentos; e o tipo de relação que estabelecem com o Estado.

 

Usando esta referência, será que não se altera ou, pelo menos, se amplia o olhar interpretativo sobre os dados? Eles retratam, sim, a pluralidade, mas também refletem escolhas que resultam do projeto político comum das associadas, que lutam por uma sociedade mais justa, democrática e sustentável ao terem entre seus principais temas a justiça e a promoção de direito, por exemplo. Revelam, ainda, pistas do seu campo de alianças, ao apontarem, como seus principais temas, o fortalecimento de outras ONGs/movimentos populares e, entre seus principais públicos, trabalhadores/as rurais/sindicatos rurais.

 

Sobre sua relação com o Estado, os dados indicam sua interface com ações de proposição e controle das políticas públicas, como é o caso da educação, entre os temas, e das mulheres, entre os públicos. Se estes dados forem analisados juntamente com aqueles que informam sobre o tipo de intervenção das associadas com seus/uas beneficiários/as, como capacitação técnica/política (65,35%), assessoria (46,53%), articulação política e/ou advocacy (34,16%), fica ainda mais evidente a relação da pluralidade temática e de públicos com a identidade das ONGs associadas. (Por Helda Oliveira Abumanssur).

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