ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

30817/05/2005 a 30/05/2005

Oito UCs são criadas na Semana da Mata Atlântica

O início da 44ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em 18 de maio, marcou a abertura oficial da Semana da Mata Atlântica 2005, em Campos de Jordão (SP), sede da série de debates ocorridos até o dia 22. A cidade foi escolhida por ter a sua natureza plena de araucárias, espécie ameaçada de extinção e centro das discussões do encontro - realizado pela parceria da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) e governo federal, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo e Prefeitura de Campos do Jordão (SP). Estiveram presentes representantes de ONGs dos 17 Estados com Mata Atlântica, que tem seu Dia comemorado em 27 de maio. 

Um protesto pacífico contra a usina hidrelétrica de Barra Grande, realizado por organizações lideradas pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, marcou a cerimônia de abertura. E uma das grandes expectativas do evento foi atendida: a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou, no dia 19, a criação de oito novas Unidades de Conservação (UCs): cinco, no Estado do Paraná; e três, em Santa Catarina. 

Mas os entraves para a proteção da Mata Atlântica não são poucos, lembra a coordenadora geral da RMA, Miriam Prochnow. "Precisamos aprovar urgentemente o Projeto de Lei que está no Senado e que trata da proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. Este PL foi aprovado na câmara em 2003, depois de 12 anos de tramitação", ressalta. 

Ainda no dia 19, Miriam divulgou os vencedores do Prêmio Amigo da Mata Atlântica, instituído pela RMA: o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB-Sul) e o presidente da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Paulo Nogueira Neto. Outro destaque foi para o Prêmio Motosserra, que teve como grande vencedora a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, "por sua política que pensa pouco em meio ambiente."

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca