ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

30817/05/2005 a 30/05/2005

Cerimônia celebra Dia da Libertação da África

No ano em que o Brasil terá a sua I Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que ocorrerá no período de 30 de junho a 2 de julho, o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), recebe, em 25 de maio, representantes do Brasil, da África e de organizações internacionais para uma cerimônia em comemoração ao Dia da Libertação da África. São responsáveis pela organização do evento o MRE, a Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Grupo de Embaixadores Africanos.

Como lembra nota da Seppir, no dia 25 de maio de 1963, 32 chefes de Estado africanos se reuniam contra a colonização e a subordinação a que todo um continente era submetido havia séculos. O povo africano via suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores. Na reunião de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, esses líderes criaram a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje a União Africana. Dada a importância daquele momento, o 25 de maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, Dia da Libertação da África. 

Durante a cerimônia no MRE, será lançado o projeto Mapa África/Brasil, que será distribuído em escolas brasileiras de ensinos fundamental e médio. Haverá ainda uma apresentação de arte africana. No mesmo dia, às 17 horas, será assinado protocolo de intenções para proteção e promoção dos direitos humanos e da inclusão social, entre os governos brasileiro e cabo-verdiano. 

E diversos outros eventos serão realizados nesta semana para marcar a data, entre eles, a Semana de Solidariedade aos Povos Africanos: África de corpo e alma, que ocorre no período de 20 a 26 de maio, no Estado de São Paulo. Neste segundo ano do evento, movimentos sociais participarão de debates sobre a situação da África subsaariana, com discussões que buscam tanto a afirmação da negritude como a valorização das culturas africanas e afro-brasileira.


Seppir: www.planalto.gov.br/seppir/not/nt252.htm.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca