ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

30526/04/2005 a 2/05/2005

3ª Jornada Ecumênica: solidariedade, justiça e paz

Com o tema Solidariedade, Justiça e Paz acontecerá, no período de 12 a 15 de outubro, na cidade de Mendes (RJ), a terceira edição da Jornada Ecumênica, uma promoção do Fórum Ecumênico, em parceria com o Processo de Articulação e Diálogo das Agências Ecumênicas Européias e Entidades Parceiras no Brasil (PAD). Enquanto o símbolo da 2ª Jornada foi laços, o da 3ª Jornada são as redes, que vêm se estabelecendo entre as pessoas, igrejas, organizações e instituições ecumênicas, com os movimentos e organizações sociais nos últimos anos. Essas redes, como informa divulgação da Jornada, têm possibilitado um processo de criação, ampliação e fortalecimento do movimento ecumênico no Brasil e demais países da América Latina e Caribe.

O secretário executivo Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria (Ceca/RS) e diretor do Regional Sul da Abong, Francisco de Assis da Silva, relata que o tema da 3a Jornada está relacionado com a Década de Superação da Violência, instituída pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em 2001, mantendo também congruência com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2005. 

O encontro, que reunirá lideranças religiosas da América Latina, pretende ser multiplicador de um processo educacional amplo junto às bases das Igrejas e religiões. "O recrudescimento de fundamentalismos de diversas ordens tem causado sérios conflitos na sociedade atual, e a superação da corrida armamentista e dos desequilíbrios econômicos no mundo passa pela capacidade de as pessoas, independentemente de sua fé, dialogarem e construírem uma nova sociedade", analisa Francisco. Ele também salienta que, numa sociedade em que a violência de todas as formas se multiplica a cada dia, a Jornada quer chamar a atenção para a necessidade de se construir uma cultura de paz e solidariedade. "Não somente no âmbito da sociedade como um todo, mas igualmente entre as religiões. Por essa razão, a tão desejada Justiça entre todos e todas só será construída se as pessoas se respeitarem nas diferenças e se esforçarem conjuntamente para a superação das desigualdades."

Membro das Coordenações do FE Brasil e da 3ª Jornada Ecumênica, Rafael Soares de Oliveira, Secretário Executivo de Koinonia Presença Ecumênica e Serviço - entidade que tem sob a sua responsabilidade a secretaria da coordenação executiva desta Jornada -, lembra que o ecumenismo se afirma em três dimensões inseparáveis: a unidade de pessoas cristãs; b) a unidade no diálogo com outras crenças; c) a unidade na luta pela justiça, a paz e a integridade da criação. "Assim os temas da Justiça, da afirmação dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais - os DhESC - e Ambiental são muito caros ao movimento ecumênico, que, como tal, se expressa por meio de instituições, religiosas ou não, e movimentos", relata. Ele lembra que as jornadas ecumênicas são um plano de mobilização e articulação dos movimentos ecumênicos, mais do que das instituições, ainda que se conte com a franca adesão de organizações eclesiásticas, entre outras. "Nesse sentido, a 3ª jornada quer dialogar com os setores da sociedade civil comprometidos com a justiça, meio ambiente e a paz e corroborar com a afirmação dos Dhesca, ecumenismo e paz". 

Os dois membros do FE ressaltam que a Jornada também é preparatória para o tema da próxima Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que ocorrerá em Porto Alegre, entre 14 e 23 de fevereiro de 2006. O tema da Assembléia é Deus, em tua graça, transforma o mundo, e reunirá representantes do mundo inteiro. 
www.projornada.org.br / projornada@projornada.org.br


Fórum Ecumênico Brasil

Participam do FE Brasil: Ceca, Cebi, Cediter, Cesep, Clai Brasil, Creas, Diaconia, GTME, Koinonia, Unipop., 
Parceria: Processo de Articulação e Diálogo das Agências Ecumênicas Européias e Entidades Parceiras no Brasil (PAD).

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca