ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Action2015
informes - ABONG

30419/04/2005 a 25/04/2005

CEDECA pesquisa situação de rua de crianças e adolescentes leopoldenses

A falta de investimentos públicos e a fragilidade no atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de rua nos últimos oito anos em São Leopoldo (RS) fica evidenciada na quarta edição da Pesquisa sobre a Situação de Rua de Crianças e Adolescentes/2004, lançada em 14 e 15 de abril, pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Bertholdo Weber (Cedeca/Proame). 

A publicação traz como novidade a inclusão de dados sobre a rede de atenção do município. Conforme o Cedeca/Proame, foram ouvidas 23 organizações governamentais e não-governamentais, entre elas as secretarias de Assistência, Saúde e Educação; abrigo, hospital, entidades de tratamento de drogadição e de atendimento. 

A coordenadora do Projeto "Olhos da Rua" e assistente social do Cedeca/Proame, Márcia Martins, relata que os dados levantados demonstram que poucos serviços são oferecidos e que geralmente a metodologia de trabalho não está adequada à necessidade dos meninos(as), indicando o despreparo para lidar com esse problema no município - metade das entidades ouvidas não tem metodologia própria para atender a esse fenômeno social. Os principais problemas apontados pelos(as) entrevistados(as) foram a falta de recursos e de profissionais qualificados e a ausência de políticas públicas. 

O grande desafio, na opinião de Márcia, é a construção de rede na qual possam conjuntamente, sociedade civil e poder público, refletir sobre essa realidade e encaminhar proposta nas quais sejam respeitadas as necessidades dessa população, mas que, sobretudo, tenham um caráter de inclusão e promoção. "A intervenção do Cedeca/Proame visa a estimular a reflexão para novas práticas e, sempre que possível, assessora a implementação de novos projetos, bem como constantemente pauta a temática nos espaços de articulação política, como Conselhos e Fóruns."


www.cedecaproame.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca