ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

30312/04/2005 a 18/04/2005

Mirim-Brasil discute liderança juvenil em Angola

Berimbau, música, marcador, lápis, papel, livro e jogos educativos. Essas palavras compõem, entre outras, o caminho da ONG Movimento Infanto-Juvenil de Reivindicação (Mirim-Brasil), sediada em Recife (PE), para a promoção dos direitos e deveres de crianças e adolescentes. Em grupos de capoeira e dança, em escolas e creches, em acompanhamento a adolescentes em conflito com a lei, ciclos de formação cidadã e no incentivo à juventude na tomada de decisão, elas passam a significar segurança, confiança, motivação, auto-estima, solidariedade, cidadania.

Visando à formação de jovens conscientes dos seus direitos, deveres e, principalmente, do seu potencial para a promoção de transformações sociais, a ONG realizou o II Seminário sobre Liderança Juvenil em Matala, na província de Huíla (Angola), a convite de Unga Örnar, da cidade de Lilla Edet, na Suécia. 
O encontro aconteceu durante o Intercâmbio Angola/Suécia/Brasil, promovido pela organização européia, de 19 a 27 de março, e foi destinado ao grupo de jovens Ovana Onjila. Também estiveram presentes o administrador de educação da cidade, gestores educacionais, professores e membros da organização Adra-Huila. 

Segundo os representantes do Mirim-Brasil, Andreas Erik Julião, presidente da Executiva Infanto-Juvenil, e Anacleto Julião, presidente de Honra, o encontro foi produtivo. "Pudemos perceber os avanços que o grupo de jovens Ovana Onjila, formado há dois anos, está tendo, a partir da adaptação de experiências do Mirim à realidade local, além da perseverança e do engajamento de todos", afirma Anacleto.


Nesse sentido, Andreas destaca que a parceria entre as três organizações surgiu em 2002, quando o Mirim assumiu o compromisso de ser o mediador das relações e trocar experiências com um país com realidade semelhante a nossa. 

Percorrendo o caminho da constituição de um grupo (ou organização) a alianças internacionais, os representantes do Mirim abordaram temas como: constituição de ONG, direitos e deveres da criança e do adolescente, ética, solidariedade, responsabilidade, capacitação e rede social. 

Além disso, discutiram meios de participação social, a importância do relacionamento Sul-Sul no combate à Aids e da comunicação entre parceiros.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca