ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

30129/03/2005 a 4/04/2005

Década da água é instituida no Brasil

No Dia Mundial da Água, 22 de março, Decreto do governo federal oficializou a Década Brasileira da Água, que "terá como objetivos promover e intensificar a formulação e implementação de políticas, programas e projetos relativos ao gerenciamento e uso sustentável da água, em todos os níveis". 

Contudo, no mesmo dia 22, especialistas do Pnud alertavam, na matéria Escassez de Água, uma crise silenciosa, que os estoques de água doce mundiais estão sendo diminuídos pelo despejo diário de 2 milhões de toneladas de poluentes. Mais de 2,6 bilhões de pessoas carecem de saneamento básico e mais de um bilhão continua a utilizar fontes de água impróprias para o consumo. 

Há muito, a água tem sido motivo de ações de movimentos e ONGs. Durante o V Fórum Social Mundial, uma articulação de entidades e movimentos aprovou a Plataforma Global de Luta pela Água, com propostas contra a mercantilização e a privatização da água. Já em Genebra, mais de 1,2 mil representantes dos cinco continentes participaram, no período de 17 a 20 de março, do II Fórum Alternativo Mundial da Água. 

Importante é que em todas essas instâncias, a base das discussões e iniciativas é uma só: a água tem de ser considerada como bem comum da humanidade, direito humano de todos e de todas, logo, deve estar fora das regras do comércio e do mercado. 

Plataforma Global de Luta pela Água : www.rebrip.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca