ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

2988/03/2005 a 14/03/2005

RME premiará empreendimentos liderados por mulheres

De 1º de março a 10 de maio, estão abertas as inscrições para a etapa brasileira do V Concurso Latino-americano de Empreendimentos Produtivos Liderados por Mulheres. A Rede Mulher de Educação (RME) é a responsável pela organização da iniciativa no país. Repem, DVV e Consulado da Mulher apóiam o V Concurso. A premiação ocorrerá em junho, durante a Comemoração do 25º aniversário da RME. Os três primeiros lugares receberão prêmios em dinheiro e outros a serem definidos.

Poderá participar da iniciativa qualquer empreendimento produtivo que atenda a requisitos como: a direção e a gestão do empreendimento devem estar a cargo de mulheres; o empreendimento deve estar organizado em forma de grupo, associação, cooperativa, empresa familiar, micro ou pequena empresa, nos setores rural ou urbano; ter uma existência mínima de três anos.

O Concurso nasceu na Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe (Repem), que desde 1993 desenvolve o Programa Gênero, Economia e Educação - atualmente, Programa de Educação Permanente para a Macro e Microeconomia. Em 1994, formou-se o Grupo de Trabalho Latino-Americano (GTL), cujas integrantes são educadoras das ONGs associadas à Repem, responsáveis de programas nessa área. Conforme a presidenta da RME, Beatriz Cannabrava - que também é sócia-fundadora e integrante do Conselho Consultivo da Repem -, o GTL tem constatado que o concurso é um instrumento muito significativo, uma vez que desencadeia um conjunto de processos: proporciona importantes avanços na aprendizagem coletiva, propicia o empoderamento de suas participantes e dá visibilidade a essas iniciativas de geração de trabalho e renda. As experiências de sucesso serão publicadas no Asi se hace, hoje em sua quarta edição.

"Para a Rede Mulher, a premiação é um importante instrumento dentro de seu objetivo de promover atividades de capacitação em geração de trabalho e renda, além de ampliar as possibilidades de interconexões entre grupos que trabalham nessa área: ONGs, cooperativas, micro e pequenas empresas, empreendimentos familiares, que em sua maioria são liderados por mulheres e conformam uma economia invisível", ressalta Beatriz. Nesse contexto de formação, a RME está preparando a edição da publicação Os ativos das mulheres, editada inicialmente pelo Programa de Economia da ONG Campo, do México. Trata-se de um manual para trabalhar com os grupos de mulheres os seus recursos econômicos, culturais, educativos, entre outros.


Participe: (11) 3873-2803. E-mail: rdmulher@redemulher.org.br. Site:www.redemulher.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca